100 vagas: Unifesspa lança Processo Seletivo Especial para cursos de bacharelado no interior do Pará

• Publicado: Quarta, 17 de Julho de 2019, 09h12
  • Última atualização em Quinta, 18 de Julho de 2019, 09h33

prosel2019A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Especial (Prosel) de ingresso em cursos de Bacharelado da Instituição. A seleção atende ao programa estadual “Forma Pará”, idealizado para expandir a interiorização da graduação no Estado.

Serão ofertadas 100 vagas distribuídas entre os cursos Engenharia Civil (Redenção) e Direito (Mocajuba), com turmas de 50 alunos, cada. As inscrições vão até o dia 22 deste mês e podem ser realizadas no site da FADESP, organizadora do seletivo. Os pedidos de isenção da taxa de inscrição serão aceitos até o dia 17.

Conforme os editais de abertura, podem se inscrever os que possuem Ensino Médio completo ou equivalente. Além da Unifesspa, a Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Estadual do Pará (UEPA) também ofertam vagas nesse seletivo.

Os cursos de graduação serão realizados de forma intensiva. Alguns deles terão as disciplinas ministradas no regime intervalar (ofertadas, prioritariamente, nos meses de janeiro, fevereiro e parte de março e também nos meses de julho e parte de agosto) e outras no regular (ofertadas, prioritariamente, nos meses de março a junho e de agosto a dezembro).

Do total de vagas, no mínimo 50% serão destinadas a pessoas que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou em escola particular, desde que tenham sido bolsistas. Dessa porcentagem, metade será reservada aos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal, havendo, ainda, cota para autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou quilombolas e Pessoa com Deficiência (PcD).

A opção pela cota deverá ser informada no momento da inscrição online que ainda é preliminar. Aqueles que forem cadastrados no CadÚnico podem solicitar a isenção da taxa de inscrição de R$ 30,00 até o dia 17 deste mês (ao se inscreverem, deverão anexar o comprovante do cadastro e do estudo integral na escola pública) e os que precisarem de atendimento especial no dia da prova devem fazer a solicitação até dia 22.

De 24 a 31 de julho, todos os que realizaram a inscrição online terão que, obrigatoriamente, realizar a inscrição presencial, no município do curso escolhido. O atendimento será realizado das 8h às 18h, em endereço a ser informado no site de concursos da FADESP. O cartão de confirmação será disponibilizado no dia 2 de agosto.

A prova de conhecimentos será realizada dia 11 de agosto, das 8h às 12h, em cada município onde o curso é ofertado. Candidatos inscritos no curso para uma cidade só poderão fazer a prova nesta referida localidade. Eles responderão 35 questões objetivas (cinco de cada uma das disciplinas de Português, Matemática, História, Geografia, Física, Química e Biologia) e elaborarão uma Redação.

Serviço:

Período de inscrições on-line: 16 a 22/07/2019 no site da Fadesp
Divulgação das inscrições preliminares confirmadas: 23/07/2019
Inscrição definitiva presencial: 24 a 31/07/2019, no município onde o curso será realizado.
Taxa: R$ 30,00
Solicitação de isenção da taxa: até 17/07/2019
Solicitação de atendimento especial: até 22/07/19
Cartão de Inscrição para impressão: 02/08/2019
Data da Prova Objetiva: 11/08/2019, das 8h às 12h.

Com informações da Fadesp