Unifesspa receberá avaliadores do MEC para ato de recredenciamento institucional

• Publicado: Quarta, 17 de Julho de 2019, 16h58
  • Última atualização em Quinta, 18 de Julho de 2019, 10h35

avaliação institucional

Pela primeira vez, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) vai passar pelo processo de recredenciamento institucional junto ao Ministério da Educação (MEC). Trata-se de uma avaliação externa, realizada por uma comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacional Anísio Teixeira (Inep), que irá conferir os padrões de qualidade da Universidade.

A Unifesspa será avaliada em cinco eixos: planejamento e avaliação institucional; desenvolvimento institucional; políticas acadêmicas; políticas de gestão; e infraestrutura. Durante a visita in loco, os avaliadores do Inep vão atribuir notas, que variam de 1 a 5, a cada um desses eixos, chegando ao conceito institucional pela média aritmética.

O resultado dessa avaliação é considerado fundamental para garantir o recredenciamento enquanto universidade e para a manutenção da autonomia universitária. A vinda dos avaliadores ainda não tem data definida, mas a expectativa é de que, em breve, seja divulgado o cronograma da visita.

Segundo a comissão interna de acompanhamento da avaliação, formalizada pela Reitoria, a colaboração de todos é fundamental para uma boa avaliação. “Estudantes, professores e técnicos-administrativos devem estar atentos sobre como funciona o processo avaliativo e como podem participar e contribuir para mostrar o que a universidade tem de melhor”, explica a comissão.

A comissão fará reuniões com todas as unidades acadêmicas e administrativas da Unifesspa, a fim de esclarecer a participação de cada um. A orientação é que todos os professores devem atualizar o currículo lattes e organizar as respectivas comprovações. Os técnicos administrativos podem ajudar na coleta de documentos e garantindo o pleno funcionamento das políticas institucionais. Já os estudantes precisam se apropriar desse processo avaliativo para demonstrar conhecimento sobre a universidade.