Mais 170 alunos concluem cursos gratuitos de informática oferecidos pela Unifesspa

• Publicado: Quarta, 03 de Julho de 2019, 09h56
  • Última atualização em Quarta, 03 de Julho de 2019, 10h48

Destaque Certificado PIDA dona de casa Maria Deleuze Cortez, 53 anos, está pronta para lutar por uma vaga no mercado de trabalho. Depois de concluir o curso de Informática Básica no Programa de Inclusão Digital da Unifesspa, ela teve a satisfação de poder elaborar o próprio currículo e passou a se manter atualizada dos acontecimentos locais e mundiais pela internet.

“Eu era uma analfabeta digital. Não sabia sequer ligar um computador. Dependia dos outros pra tudo. No mundo de hoje em que tudo é digital eu estava marginalizada. Agora, tenho segurança para fazer novos planos e já sonho em conquistar um emprego”, afirmou, cheia de entusiasmo na noite de certificação de mais 100 alunos do Programa de Inclusão Digital (Pid) da Unifesspa, em Marabá.

Trata-se de uma ação desenvolvida, desde 2006, pela Faculdade de Computação e Engenharia Elétrica (Faceel), por meio do curso de Sistemas de Informação. Nesta ação de extensão, o objetivo é ofertar cursos de Microinformática Básica e Avançada permitindo que a comunidade tenha acesso às novas tecnologias, como forma de garantir a cidadania e a inclusão digital.

Durante três meses, os alunos têm acesso às diversas tecnologias da informação. Aprendem a manusear o computador, utilizar programas como Word, Excel, Power Point e Corel Draw; utilizam serviços online e redes sociais, passando a ter uma vida digital. De acordo com um levantamento feito pelo Programa, mais de 50% do alunos são de baixa renda, com renda familiar de menos de um salário mínimo.

Destaque Certificado PID13

“Eu precisava me atualizar no campo da informática e os cursos nessa área geralmente são muito caros. Poder fazer esse curso gratuitamente foi algo maravilhoso. Enriqueceu meu currículo e vai me ajudar nas minhas atividades como professora”, disse Marcele Marques, que atua como docente na aldeia Krãpeite-jê e concluiu o curso de Informática Avançada.

O professor da Unifesspa, Rangel Teixeira, é coordenador do Programa desde 2013, mas sua história com o projeto é bem anterior. Ainda como estudante de graduação, ele atuou como instrutor voluntário e se encantou com o impacto social do projeto. “É um experiência apaixonante, comovente e gratificante, em que todos ganham. Ganhamos com experiência, com a formação, com a questão pedagógica e, sobretudo, ganha a sociedade com mais cidadania e inclusão”, comentou.

Este ano, foi estabelecida parceria com a UEPA e a Prefeitura de São Geraldo do Araguaia para oferta de mais turmas. Além disso, o PID oferece turmas específicas para o atendimento de grupos e comunidades, a exemplo de cursos para indígenas, quilombolas, mulheres em situação de vulnerabilidade, entre outras demandas sociais. Atualmente, o Programa conta com cerca de 40 colaboradores, entre bolsistas e voluntários dos cursos de Sistemas de Informação, Engenharia da Computação e Engenharia Elétrica.

O pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis da Unifesspa, Prof. Dr. Diego Macedo, parabenizou os alunos que perseveraram nos cursos e ressaltou o importante papel da extensão desempenhado pela universidade. “A extensão, na sua melhor forma, ela emancipa. O que vemos aqui é um exemplo concreto de emancipação, de protagonismo de estudantes cada dia mais humanizados, e isso é motivo de muito orgulho pra nós”, disse.

As certificações ocorreram nos dias 28 e 29 de junho, sendo 100 alunos em Marabá e 70 em São Geraldo do Araguaia. O PID já formou mais de 100 turmas de informática básica e avançada, certificando quase 3 mil pessoas da comunidade da Unifesspa e da região. Os interessandos podem acompanhar a oferta de novas turmas pelo perfil do programa no Facebook e pelos canais oficiais da Unifesspa.

Destaque Certificado PID8 Destaque Certificado PID6