Alunos da Unifesspa realizam Semana de Denúncia e Combate ao Racismo

• Publicado: Terça, 02 de Julho de 2019, 09h13
  • Última atualização em Terça, 02 de Julho de 2019, 14h48

Discentes da turma de 2017 da Faculdade de Ciências Sociais do Araguaia Tocantins (Facsat), ligada ao Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), sob a orientação da Profa. Dra. Joseline Trindade, realizarão nos próximos dias 2 e 4 de julho, terça e quinta-feira, a Semana de Denúncia e Combate ao Racismo. O evento ocorrerá na Unidade 1 do campus de Marabá, na Folha 31 do bairro Nova Marabá.

A proposta do evento, que surgiu a partir da oferta da disciplina Relações Étnico-raciais, é denunciar as várias formas de racismo, opressão e preconceito étnico e racial. Os discentes irão apresentar vários dossiês levantados sobre casos concretos em nosso país, além de exporem dinâmicas de combate e conscientização, realizadas em locais públicos de Marabá, como escolas e hospitais.

Na terça-feira, dia 2 de julho, a programação começa a partir das 14h, no espaço Tapiri, com exposição e debate dos dossiês, exibição de vídeos e dinâmicas. O encerramento do primeiro dia será com a apresentação do músico e estudante de Ciências Sociais, Rodrigues Silva, que irá interpretar e comentar algumas músicas de cantores e compositores negros brasileiros, historicamente invisibilizados, e com grandes contribuições para a música popular brasileira. Na sequência, será realizado a Roda de Coco, com arte-educadora Marize Fonseca.

Já na quinta-feira (4), segundo dia do evento, a programação terá início às 18h30, no auditório da Unidade I, com exibição e debate do documentário de Petra Costa “Democracia em Vertigem”.