A questão Étnico-Racial em cena: Práticas de ensino, pesquisa e extensão na construção de um outro olhar para a história e cultura Afro-Brasileira.

O Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Relações Étnico-raciais, Movimentos Sociais e Educação (N'UMBUNTU) e o curso de História/Marabá realizarão mesa-redonda

• Publicado: Quinta, 14 de Mai de 2015, 17h05
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

No dia 15 de maio de 2015, no auditório do Campus I, entre 8h e 12h, o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Relações Étnico-raciais, Movimentos Sociais e Educação (N'UMBUNTU) e o curso de História/Marabá realizarão mesa-redonda intitulada: A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL EM CENA: PRÁTICAS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA CONSTRUÇÃO DE UM OUTRO OLHAR PARA A HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA. A mesa será composta pela Prof.ª Dr.ª Wilma de Nazaré Baia Coelho (NEAB/UFPA) e Prof.ª Dr.ª Maria Lindaci Gomes de Souza (NEAB-Í), com mediação do Prof. Me. Janailson Macêdo Luiz (N'UMBUNTU/UNIFESSPA).

Perfis das professoras convidadas:

Wilma de Nazaré Baia Coelho
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Exerce, como docente Associado I, atividades junto à Universidade Federal do Pará (UFPA) e, atualmente, atua na condição de docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED) e do Programa de Pós-graduação em História Social da Amazônia da UFPA (PPHIST); Membro de diversas sociedades científicas. Forma e orienta novos profissionais nos campos da Educação, Ensino de História, História da Educação, Formação de Professores; Formação de professores para a diversidade étnico-racial; Educação e Relações raciais. Coordena projetos de pesquisa em diálogo com áreas afins à Educação. Interajo com outros profissionais e orientandos com os quais estabeleço interlocução por meio de publicações e trabalhos de intervenção social, textos didáticos para utilização em cursos de formação de professores para o enfrentamento das questões raciais na Educação Básica e no Ensino Superior, por meio dos Cursos de Licenciaturas. Coordena o NEAB\UFPA Núcleo de Estudos e pesquisas sobre Formação de professores e Relações Étnico-raciais (GERA\UFPA); Atuou como Vice-Coordenadora do Consórcio Nacional de Núcleos de Estudos Afro Brasileiros \CONNEABs (2012-2014); Assumiu a Pró-Reitora de Graduação (Pró-tempore) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira/UNILAB (JUN-2013/JAN-2014) É integrante da Equipe Editorial da Revista da Associação Brasileira de pesquisadores(as); Bolsista de Produtividade/CNPQ.

Maria Lindaci Gomes de Souza
Possui Graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba (1980), especializações em: Filosofia da Cultura (UFPB), História Econômica e Social do Nordeste (UFPB), Métodos e Técnicas da Pesquisa (UNIPÊ); Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004). Atuou, entre dezembro de 2004 e maio de 2009, como Pró-Reitora Adjunta de Extensão e Assuntos Comunitários da UEPB. Atualmente, é professora titular da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Assessora e Coordenadora de programas e Projetos de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UEPB e Vice-Coordenadora do curso de Especialização em História e Cultura Afro-Brasileira da UEPB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem e Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: História e Memória, Patrimônio, História e Cultura Afro-Brasileira, Comunidades Quilombolas, Novas Linguagens, Iconografia, Cômico, Charges e Cartoons, Infância e Juventude, entre outros. Na área de História, trabalha principalmente com a Nova História Cultural. É Líder do Grupo de Pesquisa UEPB/CNPq - História e Cultura Afro-Brasileira; Vice-Líder do Grupo de pesquisa UEPB/CNPq - Cotidiano, Cidadania e Educação; Vice-Líder do Grupo de pesquisa UEPB/CNPq - História, Cultura e Ensino; Pesquisadora do Grupo de pesquisa UEPB/CNPq - Políticas Públicas, Esfera Pública e Poder Local; Pesquisadora do Grupo de Pesquisa - UEPB/CNPq Núcleo de Pesquisa e Extensão Comunitária Infanto-Juvenil. Além disso, atua como pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEAB-Í) da UEPB.

Prof. Janailson Macêdo Luiz
Coordenador do curso de História da UNIFESSPA/Marabá