"Unifesspa de Todos Nós" chega à comunidade acadêmica do Instituto de Geociências e Engenharias

• Publicado: Terça, 18 de Junho de 2019, 20h09
  • Última atualização em Terça, 18 de Junho de 2019, 23h41

Unifesspa de Todos Nós IGE 1O Programa "Unifesspa de Todos Nós" chegou à comunidade acadêmica do Instituto de Geociências e Engenharias (IGE) na tarde do dia 11 de junho, no Auditório Central da Unidade II do campus de Marabá.

O reitor Prof. Dr. Maurílio Monteiro deu início ao programa dando boas-vindas à comunidade acadêmica e apresentando a equipe gestora da Unifesspa. Ele explicou que a Unifesspa nasceu como parte de uma agenda social de redução das desigualdades no Brasil, fruto da ação concreta de parcela dos principais atores do Estado e da sociedade civil, portanto, uma decisão da Nação brasileira e falou sobre os cortes e contingenciamentos ao orçamento da Universidadeu.

Falou ainda sobre a implantação e o crescimento da Unifesspa que se deu estritamente no âmbito do que a Nação decidiu, e ainda não cumpriu integralmente, haja vista que ainda faltam a implantação de pelo menos 12 novos cursos; a contratação de 177 docentes, de 309 técnicos administrativos; e a consolidação da infraestrutura urbanística, predial e laboratorial de suas unidades e seus campi. Destacou, todavia, que seu funcionamento e consolidação, enquanto Universidade, está seriamente ameaçado, sobretudo, pelo bloqueio de 40% do seu orçamento.

Pontuou sobre os valorosos servidores da Unifesspa que trabalham diuturnamente para consolidar a Unifesspa. Ele explicou que embora o corpo técnico da Instituição tenha crescido ao longo dos 6 anos de existência da Unifesspa, o quadro ainda é insuficiente frente as demandas institucionais. Mesmo com 452 servidores docentes ativos, ainda falta a contratação de 54 professores para completar o quadro mínimo necessário para o funcionamento da Unifesspa, tal como previsto na lei de criação, ainda em 2013. Para o quadro de servidores técnico-administrativos o déficit é ainda maior: de 280 profissionais.

Utilizando uma apresentação em power point, o reitor mostrou que em 6 anos, a Unifesspa mais que quadruplicou sua área física — de 10.144,59 m² para 44.695,23 m² de espaço construído. São mais salas de aula, bibliotecas, laboratórios e auditórios para o melhor desenvolvimento das atividades acadêmicas e administrativas. O crescimento de tais estruturas demandou mais gastos com suprimentos, manutenção e equipamentos. Não obstante, tal evolução não foi acompanhada da ampliação do orçamento de custeio da Unifesspa - aquele destinado ao pagamento de despesas para manutenção da universidade, a exemplo de energia elétrica, água, serviços de limpeza e vigilância.

Unifesspa de Todos Nós IGE 2Ele falou que a primeira medida da Unifesspa foi suspender o Plano de Gestão Orçamentária, cancelando cerca de 200 ações que estavam programadas para 2019. Em termos absolutos, houve o bloqueio de - R$ 6,7 milhões do orçamento de custeio, de um total de R$ 24,3 milhões; R$ 6,4 milhões do orçamento de investimento, do total de R$ 9,5 milhões.

Monteiro disse que ficou estabelecida na última reunião do Conselho Superior de Administração (Consad), realizada no dia (06) a manutenção de 68 ações previstas no PGO e destacou o valor e situação orçamentária mensal dessas 68 ações mantidas.

Houve um apontamento sobre a ida dos servidores do Instituto de Ciências Exatas (ICE) que hoje estão lotados na Unidade II, na Folha 17, para a Unidade III, na Cidade Universitária. O secretário de Infraestrutura Lucas França falou sobre esse período de transição e disse que é necessário que haja compreensão quanto ao período de saída, que levará aproximadamente 18 meses para a transferência total à Unidade III.

O pró-reitor de Ensino de Graduação Elias Fagury disse que o Departamento de Apoio Psicossociopedagógico (Dapsi) têm acompanhado os alunos que têm apresentado problemas de ansiedade ou até mesmo depressão, mas que a proposta da Administração Superior é trabalhar para que sejam implantadas salas de atendimentos nas 3 Unidades - com o intuito de melhorar esse auxílio aos alunos, evitando até a evasão escolar.

A pró-reitora de Administração Marcele Juliane Castro falou sobre a compra de reagentes através da Ata de Registro de Preços e ressaltou que as compras de materiais de consumo foram canceladas devido aos cortes no orçamento. Ela destacou ainda que houve fracasso de muitos itens na licitação para compra dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que seriam comprados também para a Secretaria de Infraestrutura (Sinfra). Todas as demandas apresentadas pela comunidade foram pontuadas com os respectivos encaminhamentos. Unifesspa de Todos Nós IGE 3