Alunos vão apresentar resultados de pesquisas na Unifesspa durante V Seminário de Iniciação Científica

• Publicado: Sexta, 07 de Junho de 2019, 15h46
  • Última atualização em Domingo, 09 de Junho de 2019, 16h09

Iniciação CientíficaO V Seminário de Iniciação Científica é o espaço de apresentação dos resultados das pesquisas desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) por meio da ação sinérgica entre a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa).

Esta parceria visa atender à crescente demanda da universidade em promover uma intrínseca relação entre estudantes e pesquisadores, ampliando a formação e produção no âmbito da pesquisa.

O Pibic tem como eixo primordial a tríade ensino, pesquisa e extensão e, com o intuito de firmar sua posição no contexto da pesquisa, assume como ponto importante a inserção dos estudantes de graduação no exercício da pesquisa. A Unifesspa acredita que a iniciação científica é crucial para que o jovem tenha a oportunidade de potencializar seu perfil intelectual ao ampliar seus horizontes de pesquisa, características que os torna pesquisadores de excelência para desenvolver trabalhos em diversas instituições no campo da pesquisa, inovação e aplicação do conhecimento.

Os resultados obtidos com o Pibic na Unifesspa são reflexos do compromisso e dedicação dos pesquisadores e estudantes que participam do programa, bem como da colaboração de parceiros internos e externos (CNPq, Fapespa, consultores e divulgadores).

Os bolsistas que desenvolveram pesquisas vinculadas aos seguintes editais: o de nº 02/2018 - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Unifesspa (Pibic/Unifesspa); nº 04/2018 - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico da Unifesspa (Pibiti/Unifesspa); nº 11/2018 - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibic/CNPq, Pibic/Fapespa e Pibiti/CNPq) e o de nº 14/2018 - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti/CNPq) vão expor seus projetos de pesquisa. Os demais interessados que não estão vinculados aos editais e queiram apresentar trabalhos poderão fazer na modalidade de pôster.

A Propit estimula a participação nesse programa que contribui para a promoção das condições de contínuo fortalecimento e consolidação de grupos de pesquisa para que a Unifesspa desenvolva suas funções relacionadas à produção de conhecimento e à formação científica de recursos humanos de excelência.

A programação do V Seminário de Iniciação Científica conta com dois dias de atividades em que os bolsistas de Iniciação Científica farão apresentações orais dos trabalhos desenvolvidos e os resultados das pesquisas realizadas na Unifesspa vinculadas a projetos de pesquisas, de diversas áreas do conhecimento.

A coordenação do evento está sob a responsabilidade da Propit e os interessados em participar podem enviar email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou ligar para

(94) 2101-7148/7153.

Datas importantes:

Período de Submissão - 01/07 a 31/08;

Inscrição para participação como ouvinte - 20 a 26/09;

Interessados em colaborar como voluntário na organização e execução do evento - 01 a 10/09;

Publicação das Sessões Paralelas (apresentação) - 10/09;

Realização do evento - 26 e 27/09.