Abraço coletivo marca as comemorações dos 6 anos da Unifesspa

• Publicado: Quinta, 06 de Junho de 2019, 10h34
  • Última atualização em Sexta, 07 de Junho de 2019, 17h41

Destaque 6 anos UnifesspaA defesa da educação pública, gratuita e de qualidade foi a tônica das comemorações alusivas aos 6 anos de criação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). A programação realizada na tarde desta quarta-feira (05) na Unidade III do campus de Marabá refletiu sobre as conquistas alcançadas até aqui e a reafirmação do seu compromisso com a região em fazer muito mais.

Uma campanha audiovisual também foi lançada para demonstrar o impacto social que a Unifesspa tem na região. Foram exibidos vídeos com exemplos concretos de como a Unifesspa vem transformando a vida de milhares de pessoas e da sua importância para o desenvolvimento do sul e sudeste do Pará.

Nos pronunciamentos, a representante e membro da Coordenação Nacional dos Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Poliane Barbosa Soares, destacou a relevância da Unifesspa e de como ela tem contribuído com a região. "Ao longo desses seis anos, a Unifesspa tem desenvolvido um papel fundamental para a classe trabalhadora da região sul e sudeste do Pará. Essa universidade tem formado muitos filhos de camponeses e camponesas, indígenas, quilombolas, muitos homens e mulheres que não tinham oportunidade de ingressar numa universidade", afirmou Poliane ao lembrar dos recentes conflitos agrários no sudeste paraense.

"Esse é um momento histórico para a Unifesspa. Mesmo em meio à crise devemos ter criatividade, fé e luta. Seguimos acreditando que somos capazes de reverter essa situação e continuaremos na defesa da educação pública", disse o professor Rigler Aragão, coordenador geral do Sindicato dos Docentes da Unifesspa.

Para o coordenador geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE/Unifesspa) Igo Pereira Silva, a universidade tem contribuído significativamente para mudar a vida dos alunos (as) que são filhos (as) de trabalhadores os quais têm tido a oportunidade de ingressar num curso superior e, através de seus estudos, transformar a realidade dessa região", pontuou. E acrescentou: "Vida longa à Unifesspa"!

Já para o professor da rede estadual de ensino e diretor da 4ª Unidade Regional de Ensino (URE) Cristiano Gomes Lopes, ver seus alunos chegarem até aqui é motivo de muita alegria e orgulho. "A luta pela universidade pública é nossa. Eu defendo", argumentou.Drone 6 Anos

O vereador de Marabá Ilker Moraes parabenizou a Unifesspa pelos 6 anos de criação; rogou a Deus que a universidade complete mais uns 100 anos de existência e pediu que ela siga transformando a realidade social dessa região que é tão carente. Aproveitou a oportunidade e colocou seu mandato à disposição da Unifesspa.

"Eu reconheço o trabalho extraordinário que a Unifesspa realiza na região, em todos os cursos e em todas as áreas; especialmente na Educação do Campo. Como secretário adjunto de Educação de Marabá, posso dizer que hoje temos 2.600 professores. Desses, 80% passaram pela Unifesspa e, hoje, contribuem com a educação do Município. Somos muito gratos e queremos que ela continue dando bons frutos para nossa sociedade", destacou José Orlando Lima de Morais.

Para o reitor da Unifesspa Maurílio Monteiro, comemorar 6 anos de criação é motivo de muita alegria. "A Unifesspa representa uma vitória muito importante para nossa sociedade. E eu não falo só de números; aqui nós encontramos o outro - o indígena, o quilombola, a pessoa com deficiência, os LGBTs. Nossa universidade é feita de gente e de gente que trabalha muito pela nação. Já formamos mais de 2.100 profissionais em todos os segmentos na região sul e sudeste do Pará. Temos mais de 700 servidores generosos que estão construindo a cada dia a história de uma educação superior pública, gratuita e de qualidade. E completou: "No ano passado, todos os cursos da Unifesspa que foram avaliados pelo MEC receberam nota 4 ou 5. Essa história não pode parar. Nós contamos com o apoio de cada de um vocês. Viva a Unifesspa! Viva a educação pública!".

Logo após os discursos emocionantes das autoridades, a Unifesspa reuniu alunos, docentes, técnicos administrativos, funcionários terceirizados, representantes de movimentos sociais, autoridades municipais, além da sociedade em geral para juntos realizarem um abraço coletivo - que simbolizou o apoio de todos à universidade e a educação pública no país.

Mesa de autoridades

Compuseram a mesa de honra da solenidade das comemorações alusivas aos 6 anos de criação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) o coordenador geral do Sindicato dos Docentes da Unifesspa - Rigler Aragão, representante e membro da Coordenação Nacional dos Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - Poliane Barbosa Soares; coordenador geral do Diretório Central dos Estudantes e representante da classe estudantil - Igo Pereira Silva, professor da rede estadual de ensino e diretor da 4ª Unidade Regional de Ensino (URE) - Cristiano Gomes Lopes, presidente da Associação Comercial e Industrial de Marabá – Raimundo Nonato de Araújo Júnior, secretário adjunto de Educação de Marabá - José Orlando Lima de Morais, além do vereador de Marabá Ilker Moraes e do reitor da Unifesspa Maurílio Monteiro.

6anos 0086