Alunos de Pedagogia da Unifesspa desenvolvem projeto “Brinquedoteca Itinerante”

• Publicado: Quarta, 29 de Mai de 2019, 11h50
  • Última atualização em Quarta, 29 de Mai de 2019, 11h55

Destaque Brinquedoteca editedO projeto “Brinquedoteca Itinerante: o brincar como ferramenta de inclusão social” é uma iniciativa da Faculdade de Ciências da Educação (Faced) que é coordenado pela professora Dra. Letícia Souto Pantoja, visa prestar serviços à comunidade que vive próximo à Unidade I da Unifesspa, como também aos técnicos, alunos e professores oferecendo um espaço para que seus filhos de 4 a 12 anos de idade possam brincar de forma plena e satisfatória.

A brinquedoteca da Unifesspa funciona de forma itinerante, utilizando-se de múltiplos espaços disponíveis na Unidade I para realização de suas atividades, destacando-se a “Tenda do NEAm”, Auditório, “NaMorada das Artes”, dentre outros locais.

Nesses ambientes onde se estabelece a brinquedoteca são realizadas diversas atividades como criação de slime, produção de origamis, atividades de pintura, brincadeiras tradicionais da região, entre outras.

O ambiente é composto por brinquedos como bonecas, carrinhos, casinhas e panelinhas; jogos de cartas, dominó, jogos de tabuleiro, além de jogos lúdicos, pedagógicos e adaptados como dominó em braile e alfabetos móveis.

Os materiais são remanescentes de outro projeto realizado na brinquedoteca da Unifesspa que teve seu desenvolvimento entre os anos de 2014 a 2016, que se deterioraram ao longo do tempo. Inclusive, por esta razão, o projeto da Brinquedoteca Itinerante necessita de doações de jogos, brinquedos e outros materiais como mesas e cadeiras para crianças.

A Brinquedoteca que conta com financiamento do Programa Institucional de bolsas de Extensão Universitária da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Pibex-Proex), foi inaugurada no último dia 21 de maio, e continuará funcionando até o fim desse ano de 2019, sempre às terças e quintas-feiras, das 15h às 17 horas, de forma gratuita.

A equipe responsável pelo espaço é formada por 5 membros que são alunos (as) do curso de Pedagogia da Unifesspa, mas, por ter caráter transdisciplinar, há a perspectiva de que em breve discentes de outras licenciaturas participem de outros projetos e atividades no espaço da brinquedoteca.

Assim, enquanto um espaço-laboratório para experimentação de propostas lúdicas, didáticas e pedagógicas, a Brinquedoteca Itinerante se apresenta à serviço de toda a comunidade da Unifesspa, com o objetivo de proporcionar a integração e socialização de saberes.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato através dos números: (94) 99116-0254 com o bolsista Pibex - Kaio Coelho Rodrigues, e pelo (94) 99246-0401 com a Profa. Letícia Souto Pantoja.