PPGQ: Palestra vai debater o plágio em publicações científicas

• Publicado: Terça, 21 de Mai de 2019, 09h13
  • Última atualização em Quarta, 22 de Mai de 2019, 16h04

PlágioNo próximo 30, o Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), vai realizar a palestra "Fraude na Ciência - A questão do plágio em publicações científicas". Ministrada pelo prof. Rômulo Simões (UFPA), a palestra terá início às 15h e será realizada no miniauditório da Geologia, localizado no bloco 3 da Unidade 2, em Marabá.

O principal objetivo da palestra é abordar alguns casos recentes de fraude na ciência no Brasil, em especial, aquelas relacionadas à descoberta de plágios em publicações científicas. Serão apresentados casos recentes de pesquisadores brasileiros, a maneira como a fraude foi identificada e as sérias consequências para as carreiras profissionais dos envolvidos.

Na oportunidade, serão apresentadas as iniciativas tomadas por órgãos de governo ou agências de financiamento a pesquisa, como CNPq e Fapesp, no estabelecimento de comitês de ética e rigorosos códigos de postura para o julgamento e punição dos casos de fraude.

Segundo a organização, a palestra tem caráter amplo e informativo, de modo a orientar jovens, estudantes e a comunidade acadêmica, de um modo geral, a evitar qualquer tipo de má conduta científica, não só nas publicações, mas em todas as etapas do desenvolvimento da sua pesquisa.