Fortalecendo a educação básica: Mais de 100 professores formados pela Unifesspa são aprovados em concursos

• Publicado: Quarta, 22 de Mai de 2019, 17h48
  • Última atualização em Quinta, 23 de Mai de 2019, 09h19

ravilaCom o diploma de professora em mãos, a santanense Rávila Filgueira da Silva seguiu direto para as salas de aulas, dando início a sua carreira profissional. Recém-formada pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), ela foi aprovada em 6º lugar no concurso da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para o cargo de professora de Matemática, em Santana do Araguaia.

A aprovação dela foi comemorada por professores, técnicos e colegas de turma na Unifesspa, que a acompanharam durante toda sua trajetória acadêmica. “Eu tive uma excelente formação e essa aprovação representa um troféu, o início de uma vida melhor com a garantia de inserção no mercado de trabalho. Minha expectativa é poder desempenhar na prática os conhecimentos adquiridos na Unifesspa e contribuir para a qualidade da educação no nosso município”, disse Rávila, orgulhosa por ser a mais nova professora da Escola Estadual Jorceli Silva Sestari.

Quem também encheu a Unifesspa de orgulho foi a marabaense Danielly Weerdy. Egressa do curso de Letras-Inglês e, atualmente, aluna do Mestrado Profissional em Letras, ela já foi aprovada em dois concursos públicos, um em Parauapebas e outro em Marabá. Ela optou por atuar na escola Geraldo Veloso, no bairro Novo Horizonte, em Marabá, e desde março deste ano dá aulas de inglês para estudantes do Ensino Médio que até então não tinham contato com o idioma.

“A escola não tinha professores de inglês e no ensino fundamental eles contavam apenas com o espanhol. Poder ensinar e permitir esse primeiro contato deles com a língua inglesa é algo muito gratificante. Em pouco tempo a gente já começa a ver os resultados dos alunos, que já conseguem falar, escrever, isso é muito realizador”, disse.

Mais de 100 alunos formados ou concluintes de cursos de licenciatura na Unifesspa foram aprovados em concursos recentes no Estado ecompõem a nova geração de professores da educação básica no Pará. Alguns deles são alunos de mestrado e de especialização na Unifesspa que já chegam ao mercado de trabalho com qualificação em nível de pós-graduação.

Destaque professora

Para Danielly, a oportunidade de estudar numa universidade pública e gratuita foi determinante na sua história. “A gente que vem de uma família com poucas condições financeiras sabe o valor de uma universidade pública. Escolhi Letras porque era o que eu queria, mas também porque o curso era à noite e eu precisava trabalhar. Conquistei meu diploma, tive uma ótima formação, cheguei a atuar no programa Inglês Sem Fronteiras, passei em concursos e hoje faço mestrado. A Unifesspa foi essencial para eu chegar até aqui”, comentou a jovem professora.

Como pesquisadora, ela também faz planos de crescimento profissional. “Quero continuar me capacitando para buscar novos horizontes. Com a pós-graduação estou acrescentando estratégias de ensino para trabalhar com meus alunos, além de me permitir uma progressão salarial”, acrescentou.

Na semana passada, foi divulgado o resultado preliminar do concurso da Prefeitura de Marabá e mais egressos da Unifesspa estão entre os profissionais na expectativa por aprovação. O volume de aprovações mostra o importante papel da Unifesspa na formação e qualificação dos recursos humanos na região e revela a qualidade do ensino oferecido pela Instituição.

Para o reitor da Unifesspa, esse é um exemplo concreto da missão da universidade, que com apenas cinco anos de criação, já impacta a educação básica no sul e sudeste paraense. “Exemplos como esses são uma indicação muito clara de que a Unifesspa possui forte inserção social e que é necessária para continuar reduzindo as desigualdades sociais e construir a mudança que essa região precisa”, disse o reitor.