Projeto da Unifesspa leva ensino de Geologia à alunos do ensino médio em Parauapebas

• Publicado: Segunda, 20 de Mai de 2019, 14h59
  • Última atualização em Terça, 21 de Mai de 2019, 15h24

alunos geologiaAcadêmicos do curso de Geologia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) promoveram, na última quinta-feira (16), uma série de palestras para alunos da Escola Chico Mendes, no município de Parauapebas. Cerca de 150 estudantes do ensino médio participaram da ação.

A proposta foi levar conhecimento geológico básico para estudantes do ensino fundamental, médio e técnico, bem como difundi-lo para a sociedade dos municípios do sul e sudeste do Pará, em especial as cidades diretamente afetadas pelos grandes projetos de extração de Ferro, Níquel, Ouro, Alumínio, Cobre e Manganês.

Coordenada pelo Professor José de Arimatéia Costa de Almeida, com a colaboração dos docentes Francisco Ribeiro e Alice Cunha, a ação faz parte das atividades da disciplina “Estágio de Campo II”, prevista no Programa de Extensão Universitária em Geociência na região do sul e sudeste do Pará, e integrante do Projeto Pedagógico do Curso de Geologia.

Com amplo debate entre os estudantes, as palestras abordaram temas como: minério de ferro da província mineral de Carajás; riquezas minerais de Carajás; mapas geológicos; introdução ao geoprocessamento; e divulgação de conhecimentos em geociências para o ensino médio. A expectativa é realizar a atividade mais vezes em diferentes locais da área de abrangência da Unifesspa.

Segundo o professor José de Arimatéia, o projeto “contribuirá para minimizar a desigualdade regional, exercendo uma missão extremamente importante na formação de recursos humanos. Além disso, busca difundir o conhecimento geológico para a sociedade dos municípios do Sul e Sudeste do Pará, aproveitando as potencialidades da região e garantindo a todos o acesso ao conhecimento produzido, de modo a contribuir para o exercício pleno da cidadania”.