PEINPS: Unifesspa oferta curso de Libras a professores da educação básica e especial de Marabá e região

• Publicado: Segunda, 20 de Mai de 2019, 14h49
  • Última atualização em Segunda, 20 de Mai de 2019, 14h51

Plataforma Moodle 1O projeto Práticas Extensionistas para Inclusão de Pessoas Surdas (PEINPS) capitaneado pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Naia/Unifesspa) está ofertando curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) aos professores da educação básica e especial de Marabá e região. O curso possui carga horária de 180 horas, com aulas na plataforma Moodle, mas também com encontros presenciais uma vez por mês.

Ao todo são 69 participantes do projeto nos quais estão incluídos professores da rede pública do município de Marabá e da região de Itupiranga, Parauapebas, São Domingos do Araguaia, Eldorado dos Carajás, professore do Centro de Atendimento Especializados de Surdos de Marabá (CAES), além de alunos do curso de Letras Libras da Universidade Estadual do Pará (Uepa) e de alunos de diversos cursos da Unifesspa, incluindo surdos e com baixa visão.

“Temos percebido que ao longo desses quatro meses de curso, os alunos da Uepa e Unifesspa, além dos professores que participam estão cada vez mais empolgados e motivados a continuar. Já solicitaram inclusive, a oferta do curso básico de Libras no município de Itupiranga e São Domingos do Araguaia”, disse a facilitadora do curso e intérprete de Libras da Unifesspa Misserlani Moreira.Plataforma Moodle 2

Esse projeto de extensão é desenvolvido concomitantemente com a Oficina de Língua Portuguesa para pessoas surdas. Os dois tiveram início em fevereiro e terão encerramento no mês de outubro.

Ainda segundo Moreira, os participantes têm se descoberto defensores ou colaboradores em sua área de atuação na sociedade na causa do aluno/cidadão surdo. “Muitos professores têm vindo aos sábados, mesmo sendo sábado um dia letivo pra eles. Isso é muito gratificante, pois percebemos que tem pessoas que vão em busca de conhecimento para aprimorar suas práticas diárias em sala de aula”, completou.

“Estar participando de um projeto que promove a inclusão é gratificante, é estar aberta ao conhecimento, é poder abraçar a causa e fazer a diferença enquanto profissional que sou, porque muito se fala em inclusão sem nenhuma preocupação em capacitar o profissional envolvido no processo. Então, é muito louvável a iniciativa do Naia/Unifesspa em promover esses cursos de extensão, pois através deles eu posso me aprimorar cada vez mais e melhorar significativamente o meu desempenho diante das pessoas com deficiência e, esse apoio, que a Unifesspa tem proporcionado aos professores da educação básica, gera um impacto muito positivo frente ao processo de inclusão e, assim, enquanto profissional da área terei mais segurança para atender os alunos com deficiência porque muitas vezes vejo alunos especiais sendo deixados de lado nas salas de aula por falta de capacitação dos professores e, isso, vai contra os meus princípios”, destacou a professora do CAES Luciene Mendes.

Plataforma Moodle 3Para a professora, todo ser humano tem direito a uma educação de qualidade. “E com o coração cheio de gratidão, aproveito para deixar aqui o meu muito obrigada à Unifesspa, pela brilhante iniciativa em promover esses cursos e contribuir com a educação das pessoas com deficiência em nosso país”, concluiu.O quinto encontro presencial da turma será no próximo dia 08 de junho, com a também intérprete de Libras da Unifesspa Carla Andreza Reuter.

Os alunos vão participar ainda de Oficinas de elaboração de materiais para o trabalho com alunos surdos, palestras sobre educação especial, além da legislação sobre educação especial e inclusiva.

Plataforma Moodle

A Plataforma Moodle é conhecido como uma ferramenta didática não somente para os cursos de EAD, como também usado em cursos presenciais. Enquanto o professor configura disciplinas, acessa a gestão e faz análises de relatórios e as notas dos alunos, o aluno tem acesso às atividades e aos recursos e blocos de administração.

Os alunos do curso desenvolvem suas atividades dentro da Plataforma Moodle, com leituras de obras relacionadas ao ensino de Libras para alunos surdos e exercícios para fixação do conteúdo.