Inscrições para o curso Abordagens e metodologias de pesquisa em fontes judiciárias vão até o dia 27

• Publicado: Segunda, 20 de Mai de 2019, 14h19
  • Última atualização em Segunda, 20 de Mai de 2019, 14h21

Recuperação de processos 1O curso ocorrerá na sala do Núcleo de Educação e Tecnologias Informáticas e Comunicacionais (NETIC) na Unidade I do campus de Marabá da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Ele envolverá visita técnica ao Centro de Referência em História e Memória da Região Sul e Sudeste do Pará, localizado na Unidade III, bem como, visita técnica ao Fórum de Marabá.

O curso se destina a alunos de graduação e pós-graduação de diferentes cursos, que tenham interesse em desenvolver projetos, estudos e pesquisas que utilizem como fontes de análise documentos judiciários, destacando-se processos judiciais criminais e cíveis.

O objetivo do curso que será desenvolvido no período de 27, 28 e 29 de maio e 03, 04 e 05 de junho, das 15 às 17 horas é instrumentalizar alunos de graduação e pós-graduação para a elaboração de projetos e desenvolvimento de pesquisas que utilizem como fontes documentais, os processos judiciais.

O período de inscrição será de 20 a 27 de maio, tendo em vista que estão disponíveis apenas 15 vagas, por se tratar de um curso teórico-prático que envolverá atividades específicas em arquivos e visitas técnicas.Recuperação de processos 2

“Importante destacar que o curso se insere num conjunto maior de ações de ensino, pesquisa e extensão que vêm sendo desenvolvidas pelo centro de referência em história e memória da região sul e sudeste do Pará, coordenado pelas Profas. Dra. Leticia S. Pantoja e Marilza Sales; o qual se constitui resultado do Convênio de Cooperação Técnica nº 014/2018, firmado entre o Tribunal de Justiça do Estado do Pará e a Unifesspa, através do gabinete da Reitoria e Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis”, pontuou a Profa. Dra. Leticia S. Pantoja.

Através do Centro de Referência foram incorporados um acervo de mais de 1.800 processos judiciais classificados como históricos, que estão em processo de higienização, tratamento arquivístico e digitalização, para posterior disponibilização das informações aos pesquisadores e sociedade civil interessada.

Mais informações podem ser obtidas pelo email: e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com a Profa. Dra. Leticia S. Pantoja ou na Sala do Netic: pela manhã, das 10h às 12 horas.