Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Professor do curso de Jornalismo da Unifesspa lança livro durante Congresso de Pesquisadores em Comunicação e Política

  • Publicado: Segunda, 20 de Mai de 2019, 06h45
  • Última atualização em Segunda, 20 de Mai de 2019, 06h46
  • Acessos: 1700

Congresso ComPolítica8 2Os professores do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) Leandro Lage, Marcelo Barbalho e Janine Bargas participaram da programação da oitava edição do Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica), realizada este ano na Universidade de Brasília (UnB), no período de 15 a 17 de maio.

O evento teve como tema central do Compolitica8 foi "Política e comunicação pós-eleições no Brasil”. Diante do cenário pós-eleitoral de 2018, qual Brasil surge das urnas? Foram debatidos os impactos do novo contexto político e o papel de novos e velhos atores nos rumos da democracia brasileira, as novas agendas de pesquisa na área de Comunicação e Política, entre outros temas relevantes, sendo discutidos no evento por pesquisadores e pesquisadoras de todo o país.

Leandro Lage lançou seu livro, premiado como melhor tese de doutorado pela Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), intitulado "Testemunhos do sofrimento nas narrativas telejornalísticas".

O professor também ocupou a vice-coordenação do Grupo de Trabalho (GT) Sociedade Civil, ao lado da professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Ana Carolina Vimeiro. Neste mesmo GT, o docente Marcelo Barbalho apresentou o trabalho "A fotografia como instrumento de luta: ativismo no cenário urbano de Fortaleza", e a professora Janine Bargas, junto com a professora titular da UFMG, Rousiley Maia, apresentaram o trabalho "Mídias digitais e dinâmicas do conflito em comunidades tradicionais: os quilombolas do Pará", como parte dos resultados de sua tese de doutorado.Congresso ComPolítica8 3

“Teve debate, reflexão, trabalhos incríveis, reencontros com parcerias e até protesto. É disso que se vive a universidade pública, a construção do conhecimento e a democracia”, argumentou a coordenadora do curso de Jornalismo da Unifesspa em Rondon do Pará Janine Bargas.

Um pouco de história

A Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política – Compolítica – foi criada em dezembro de 2006, em Salvador, com o intuito de promover a especialidade de Comunicação e Política. A fundação da sociedade científica ocorreu durante o primeiro congresso, realizado na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Estiveram presentes pesquisadores e estudantes de várias instituições de ensino brasileiras, totalizando 56 sócios fundadores.

Bastante consolidada no Brasil e no mundo, a especialidade congrega pesquisadores não apenas dos campos de comunicação e ciência política, mas, também, de sociologia, psicologia, filosofia e antropologia. O foco da área se volta, principalmente, para a interface entre a política e os fenômenos comunicativos, sobretudo os media, suas linguagens e seus agentes.

Fim do conteúdo da página