Transparência: Andifes apresenta Painel dos Cortes orçamentários das universidades federais

• Publicado: Sexta, 17 de Mai de 2019, 17h30
  • Última atualização em Sexta, 17 de Mai de 2019, 17h51

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) disponibilizou ontem (16) uma ferramenta interativa, com atualização diária, que reúne dados do Sistema Financeiro do Governo Federal (SIAF) e mostra o contingenciamento orçamentário detalhado por universidade federal. Trata-se do Painel dos Cortes.

O objetivo da iniciativa é trazer transparência e esclarecer à população dados sobre os orçamentos das instituições de ensino e os bloqueios de recursos sofridos em 2019. No painel, é possível visualizar o mapa dos cortes, que mostra dados por estados e regiões do País.

Também é possível acessar os números específicos de cada instituição de ensino. A pesquisa permite ainda a aplicação de filtros, detalhando, por exemplo, os tipos de orçamento e os grupos de despesas. É possível, ainda, verificar os cortes por ação orçamentária e os cortes ocorridos ao longo ao ano.

De acordo com dados coletados pela Andifes, o contingenciamento atinge até 53,96% dos recursos discricionários das IFES. Na Unifesspa, o valor total bloqueado foi de R$ 13,2 milhões, o que equivale, aproximadamente, a 40% do orçamento previsto para custeio e investimentos da instituição em 2019.

Acesse e conheça o Painel de Cortes.

Com informações da Andifes.