Sarau celebra o encerramento do “Rede de Saberes Unifesspa & Educação Básica” em Rondon do Pará

• Publicado: Quinta, 16 de Mai de 2019, 11h14
  • Última atualização em Quinta, 16 de Mai de 2019, 11h15

Sarau 1Diversidade foi a temática do Sarau organizado pelo Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (ICSA/Unifesspa), no encerramento do evento “Rede de Saberes – Unifesspa & Educação Básica”, no último dia 10, em Rondon do Pará.

Artes visuais, teatro e música marcaram o fim dos eventos promovidos pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex) da Unifesspa em parceria com o ICSA, unindo a comunidade acadêmica à sociedade rondonense.

O público se divertiu com a esquete “Imitose Múltipla”, apresentada pelo Grupo de Teatro Grande Otelo. A sincronização entre os atores que apresentaram uma “epidemia de imitação” contagiou os presentes que aplaudiram o grupo de pé.

A apresentação é uma releitura da Cia. Barbixas, dirigida e apresentada por Jorge Pardal e pelos estudantes de jornalismo João Carlos de Oliveira e Lucas Guilherme da Silva. Eles já fazem apresentações dessa esquete e de outras peças na cidade há pelo menos 6 anos.Sarau 3

Dos seis integrantes do grupo, Lucas participa desde o ano passado, quando mudou de Belém para cursar Jornalismo em Rondon do Pará. “Participar desse grupo me ajuda a superar a saudade de casa e ajuda na minha integração à cultura da cidade”, falou o estudante.

O auditório do instituto, espaço da festa, ficou repleto de obras produzidas pelos estudantes de Ciências Contábeis Edielson Pereira e Jadson Oliveira. “Quando organizamos a exposição de artes para o sarau, logo pensamos como tema a diversidade. Por isso, não só a Unifesspa, mas pessoas, fauna e flora da região são temas dos quadros”, disse Edielson, que definiu como favorito o quadro em que retrata a universidade abraçada por pessoas nas cores da diversidade.

“Quis expor o esgotamento da natureza sob o olhar capitalista”. Foi assim que, em uma ampulheta, Jadson destacou os impactos dos projetos econômicos na vida das pessoas. Além de pintor, o estudante de Ciências Contábeis também é cantor e se apresentou um repertório de música popular brasileira.

Quem também se apresentou no Sarau foi o estudante Jonílson Pereira. Junto com seus alunos da Escola de Música Vida Harmônica, fizeram os presentes dançar ao som de forró, sertanejo e outros estilos musicais. O encerramento do evento ficou por conta do cantor Júnior Santiago.