IEX promove mostra científica e debate a importância da universidade para a região

• Publicado: Quarta, 15 de Mai de 2019, 08h43
  • Última atualização em Quarta, 15 de Mai de 2019, 08h57

IMG 2048b

Foi realizado, entre 9 e 11 de maio, no Instituto de Estudos do Xingu (IEX), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), a primeira Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão de Acadêmicos do Xingu (MEPEAX).

Partindo da concepção de que o ensino superior público deve servir à comunidade, e que isso só é possível com uma Universidade gratuita, democrática e autônoma, o evento teve como objetivo divulgar, interagir e dialogar a respeito dos diversos projetos desenvolvidos na Unifesspa.

Organizada por estudantes e coordenado pela técnica-administrativa do IEX, Dilma Ferreira, a mostra contou com uma programação diversificada. A mesa de abertura do evento teve como tema “Os Desafios da Educação Brasileira no Século XXI”.

Participaram o técnico Ironil Junior e os professores Clebson Alves, Ezilda Maciel e Nayara Camargo. Eles falaram sobre o cenário de cortes de direitos, principalmente da população mais pobre, e os dessas restrições no sistema de ensino público, incluindo ensino básico e, principalmente, o ensino superior.

IMG 2202No período da tarde, a mesa “O Tripé da Universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão”. Os professores Daniel Clemente, José Nazareno, Luciana Barros e Elaine Dias dialogaram com a comunidade acerca da indissociabilidade dos três pilares constitucionais da Universidade.

Foi destacado que há certa tendência à predominância do ensino, mas que a pesquisa e a extensão são essenciais, principalmente para buscar soluções para temas que afligem a região.

A programação seguiu com os minicursos: “Animais peçonhentos amazônicos: de abelhas a raias”, com o prof. Dr. José Nazareno; “Formatação de trabalhos acadêmicos e elaboração de apresentações orais em diferentes softwares”, com a técnica Kely Martins; “Métodos e técnicas de pesquisa”, com o prof. Dr. Daniel Clemente; e “O educar poético e a obra de arte: um diálogo com contos de Clarice Lispector”, com a prof.ª Dr.ª Luciana de Barros.

No dia 10, pela manhã e tarde, foi realizado o minicurso “Mẽbêngôkre/Kayapó Instrumental”, ministrado pelo Prof. Irerwyk Kayapó e auxiliado por Cledson Mendonça e Claudiane Menezes. De início, foram apresentadas noções gerais de linguística, fonética e fonologia, e também aspectos da cultura Mẽbêngôkre. Com muita interatividade,  Irerwyk ensinou frases básicas na língua indígena, comum de ser ouvida nas ruas de São Félix do Xingu, mas pouco conhecida pelos não-indígenas.

IMG 2192A manhã e a tarde do último dia de evento foram reservadas para as sessões de comunicação oral, com trabalhos produzidos por acadêmicos de IEX, divididos em cinco eixos: “Ensino, Pesquisa e Extensão: Desafios das Ciências Biológicas”, “Linguística, Línguas Indígenas, Letras e Artes”, “Didática e Práticas de Ensino na Educação Básica”, “Literatura, Cultura Brasileira, História Oral e Resistência” e “Oralidades, Memórias, Identidades e Narrativas Amazônicas”.

As apresentações tiveram duplo objetivo: por um lado, servir de experiência aos estudantes na exposição e promover debates sobre seus trabalhos; e por outro, mostrar o quanto a Universidade é importante na produção social do conhecimento.

Finalizando o evento, a palestra “Políticas Afirmativas na Universidade”, ministrada pelo prof. Me. Carlos Fernando Cruz, trouxe um panorama do recente processo de democratização do acesso à Universidade pública brasileira e discutiu os riscos de retrocesso diante de um processo político que desmonte o ensino superior.

Para a Comissão Organizadora, o saldo da I MEPEAX foi extremamente positivo. A organização informou que, em breve, será publicado o Caderno de Resumos do evento, em formato digital.