Comunidade acadêmica do Illa discute demandas no atual cenário de corte orçamentário

• Publicado: Segunda, 13 de Maio de 2019, 15h25
  • Última atualização em Segunda, 13 de Maio de 2019, 17h10

Destaque UDTN ILLA 2019Professores, estudantes e técnicos administrativos que integram o Instituto de Letras, Linguística e Artes (Illa) da Unifesspa participaram, nesta segunda-feira (13), da reunião do Programa Unifesspa de Todos Nós, com a presença do reitor Maurílio Monteiro e de representantes de todas as unidades administrativas.

Antes de iniciar o diálogo com a comunidade acadêmica, o dirigente máximo da Unifesspa fez uma apresentação sobre a realidade orçamentária da Unifesspa em função do bloqueio de 40%, imposto pelo MEC. Em termos absolutos, houve o bloqueio de R$ 6,7 milhões do orçamento de custeio, do total de R$ 24,3 milhões; e de R$ 6,4 milhões do orçamento de investimento, do total de R$ 9,5 milhões.

O reitor explicou que com essa medida as ações planejadas pela Unifesspa para 2019 serão drasticamente afetadas. Uma Portaria foi publicada suspendendo o Plano de Gestão Orçamentária, além de determinar outras medidas de contenção dos recursos para garantir o funcionamento da universidade. Com o bloqueio, o saldo de recursos da Unifesspa de maio até dezembro é de pouco mais de R$10 milhões, e portanto, necessitará de análise e novo planejamento.

“Estamos sofrendo um forte ataque mas a universidade não vai parar. Vamos continuar resistindo. A crise não é desculpa para precarização, por isso, vamos encontrar soluções com articulação política, muito diálogo e unidade acadêmica”, destacou o reitor.

Logo após a exposição, foi aberto o espaço para o diálogo entre os presentes. Entre as principais demandas apresentadas pelos alunos e servidores foram a melhoria da inclusão e acessibilidade para os alunos com deficiência no Instituto; a criação de espaços físicos para o desempenho de atividades de pesquisa e orientações acadêmicas; compra de equipamentos, mobiliários e materiais para aulas práticas em laboratórios e melhoria no diálogo entre professores e discentes.

Para cada um dos pontos citados pela comunidade acadêmica do Illa foram apresentados encaminhamentos e propostas de solução a curto e médio prazos, visando a melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão desenvolvidos no âmbito do instituto. Entre os encaminhamentos apresentados pela Administração Superior está a destinação de recursos provenientes de emendas parlamentares para a compra de equipamentos e a previsão de novos espaços físicos com a inauguração do prédio de cinco pavimentos, previsto para o dia 12 de agosto de 2019, na Unidade III do Campus Marabá.

UDTN ILLA 1662

UDTN ILLA 0282