Unifesspa abre seleção para revisor em braile; inscrições vão até esta terça-feira

• Publicado: Segunda, 13 de Mai de 2019, 08h56
  • Última atualização em Segunda, 13 de Mai de 2019, 08h58
  • Acessos: 1952

Revisor BrailleO Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Naia/Unifesspa), divulgou edital de abertura de inscrições, visando a seleção de bolsista para atuar como Apoiador em atividades de apoio na área de revisão de textos braille no âmbito do Programa de Apoio a Discentes com Deficiência do Naia.

A Unifesspa está cumprindo o que assegura a Lei n.º 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), especificamente nos artigos 58, 59 e 60, que prevê o atendimento educacional especializado para estudantes com deficiência nos diferentes níveis de ensino; além da Portaria nº 3.284/2003, que estabelece as condições básicas para a inclusão do aluno com deficiência no ensino superior e o Decreto nº 5.296/2004, que dá prioridade de atendimento às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida e estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade, o Decreto Nº 7.611/2011 que dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências, considerando a Lei nº 13.146/2015, Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

O Programa de apoio a discentes com deficiência em ações de acessibilidade e inclusão da Unifesspa promove a seleção/atuação de discentes apoiadores que assumirão atividades junto a discentes com deficiência visual da instituição, respeitando-se as peculiaridades e necessidades de apoio no processo de revisão de textos em braille.

O Naia está disponibilizando apenas 1 vaga e o objetivo deste programa é contribuir para a permanência de discentes com deficiência na Unifesspa; promover apoio na acessibilização de materiais para discentes com deficiência visual nas atividades de produção e revisão de materiais didáticos em braile diretamente ligadas ao seu curso; Apoiar o Atendimento Educacional Especializado ofertado pelo Naia, além de acessibilizar o material didático do curso do discente que receberá o apoio e das demais atividades acadêmicas e científicas da universidade.

O discente apoiador deverá conferir-lhe correção, clareza, concisão e harmonia, agregando valor ao texto, bem como o tornando inteligível ao destinatário - o leitor.

A seleção do bolsista apoiador para atender às peculiaridades e necessidades de apoio no processo de revisão de textos em braille se fará através da escrita de uma carta de intenções em braille utilizando a máquina braille ou reglete e punção, atividade prática de leitura de texto em braille, análise do currículo, histórico acadêmico, além de entrevista com candidato.

Inscrições, Resultado final e mais informações

As inscrições serão realizadas presencialmente no Naia, que funciona na sala 12, da Unidade I, da Unifesspa, até o dia 14 de maio de segunda a sexta-feira, das 8:30h as 11h45 e das 14h30 às 17h45h.

O período da bolsa corresponde a 7 meses, compreendendo o período de 01 de junho a 31 de dezembro de 2019.

O resultado final será divulgado até o dia 20 de maio. Mais informações podem ser obtidas através do edital completo disponível por meio do link: https://bit.ly/2VBwR32