ICSA: Seminários debatem Extensão Universitária e Assistência Estudantil em Rondon do Pará

• Publicado: Sexta, 10 de Mai de 2019, 21h38
  • Última atualização em Segunda, 13 de Mai de 2019, 09h22

Seminarios ICSA 01

Servidores e estudantes do Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) participaram dos Seminários Multicampi de Extensão e Assistência Estudantil no dia 9 de maio, em Rondon do Pará.

A ação é promovida pela Pró-Reitoria de Extensão e Assistência Estudantil (Proex) da Unifesspa com o objetivo de estabelecer diálogo com a comunidade acadêmica do ICSA sobre as temáticas, em parceria com a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) e os Núcleos de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (Naia) e de Diversidade (Nuade).

O pró-reitor da Proex, prof. Diego Macedo, ressaltou que este é um espaço de diálogo sobre a função social da universidade. “Este é um momento em que podemos conversar sobre o que realmente fazemos na universidade. Não podemos pensar a entrada de vocês aqui nesta universidade pública ou do que é feito aqui para sociedade como naturais e nem permitir que se reproduzam discursos sobre o que não fazemos”, disse.

“A prática extensionista é presente no Instituto, realizada por meio de diversos projetos, e nossa expectativa é que haja a participação de nossa comunidade para trocar experiências e dialogar sobre o ICSA: o nosso lugar”, disse a professora Marcilene Araújo, diretora adjunta do Instituto, na abertura dos seminários.

Seminário de Extensão

A mesa-redonda “A Extensão na Região Sul e Sudeste do Pará sob a perspectiva do novo marco regulatório” apresentou as práticas extensionistas da Unifesspa. O professor Mário César Oliveira falou sobre a importância da universidade e de como ela retribui os investimentos da sociedade. “Dentre as ações aprovadas para este ano no Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX), o ICSA realiza projetos de verificação de custos hospitalares, orientação de gestão aos feirantes e até apoio à comunidade com ações relacionadas à Agência da Receita Federal”.

Seminarios ICSA 05Outros projetos realizados pelo ICSA foram apresentados pelo professor Gustavo Passos Fortes. Entre eles, a intervenções na gestão e orientações empresariais às pequenas empresas da região e a aplicação de conceitos de empreendedorismo e da metodologia do 5S aos alunos de ensino médio.

“É interessante a adesão dos estudantes às práticas extensionistas. Temos projetos com 12 a 15 voluntários, por exemplo. Não estão só adquirindo conhecimento para exercer uma profissão. Estão exercendo o papel social da extensão de levar à sociedade tudo o que é produzido aqui”, ressaltou o professor Gustavo.

Já o professor Normando Viana apresentou as novidades diretrizes da extensão, homologadas em dezembro de 2018, a serem cumpridas pela universidade até 2021. “O papel da Proex não é realizar, mas fomentar as práticas extensionista e apoiar a comunidade acadêmica nas ações e no ajuste dos cursos à novas propostas como a efetivação de 10% da carga horária com atividades de extensão”.

“Este evento, como espaço de diálogo, nos dá ideias para ações na mobilização estudantil contra os cortes nos orçamentos nas instituições federais de ensino. Podemos, por exemplo, mostrar à sociedade o que está sendo feito por nós nos diversos e diferentes lugares através da extensão”, ressaltou Yuri Favacho, estudante do ICSA.

Seminário de Assistência Estudantil

O Seminário de Assistência Estudantil da Unifesspa reuniu estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Jornalismo para falar sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), decreto n° 7234/2010 e sua execução na Unifesspa.

A mesa-redonda “Diálogos sobre a política de assistência estudantil na Unifesspa” teve a participação de Edilane Figueiredo, do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (Naia); Daniel Nogueira, da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg); os assistentes sociais, Elino Benício e Valdelina Queiroz, da Proex; e as estudantes Maysa Tharsilla Lima e Rita de Cásia Costa.

Seminarios ICSA 03Foram as estudantes que trouxeram um perfil dos estudantes do ICSA. Para Rita de Cássia, a política de assistência estudantil é fator elementar para permanência do estudante. “Foi bom ter recebido os R$ 400 da bolsa, mas meu ganho maior foram os colegas que consegui auxiliar com o apoio pedagógico”, falou a estudante de Ciências Contábeis.

As ações do Naia acerca de orientações e apoio pedagógico foram apresentadas pela servidora do Núcleo, Edilane Figueiredo. “Conseguimos ofertar, por exemplo, oito kits pedagógicos para aquisição de equipamentos de tecnologia assistiva, como leitor de tela, celular, tablet, no valor de mais R$ 2.500”, disse a servidora.

Durante o debate sobre a temática de assistência estudantil, o professor Djalma Matos Júnior falou sobre os impactos dos cortes no orçamento das universidades. “Essas políticas voltadas aos estudantes, que estão sendo discutidas com vocês, são auxílios que eu não tive acesso, mas que foram alcançados por lutas sociais”, lembrou o professor de Ciências Contábeis.