Programa Ciência na Escola: Unifesspa será instituição proponente de Rede para Aprimoramento do Ensino de Ciências

• Publicado: Quinta, 09 de Mai de 2019, 16h36
  • Última atualização em Sexta, 10 de Mai de 2019, 11h35

Reuniao rede ensino basicoA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) ocupa importante papel no fortalecimento da educação básica, desenvolvendo um conjunto de ações que refletem na melhoria do ensino na região sul e sudeste paraense.

Esta semana, outra importante ação começou a ser desenhada com a primeira reunião de trabalho para a submissão de proposta ao Programa Ciência na Escola, do Ministério da Educação (MEC).

A Unifesspa responderá como instituição proponente da Rede para Aprimoramento do Ensino de Ciências na educação básica na região. O edital de chamada pública foi publicado no último dia 23 de abril e a Instituição já mobilizou diversas instituições de ensino que atuam no Estado.

Durante a reunião, realizada no dia 6 de maio, o reitor Maurílio Monteiro conduziu os professores da Unifesspa, diretores de ensino e professores da rede municipal, diretores do Instituto Federal do Pará (IFPA) e Universidade do Estado do Pará (Uepa) na definição de eixos para a construção da proposta a ser submetida ao MEC.

“A Unifesspa já possui grande atuação neste campo com vários projetos e ações que envolvem a melhoria do ensino básico, mas a articulação dessa rede, capitaneada pela Unifesspa, vai garantir uma aproximação ainda maior da Universidade com as escolas, permitindo uma atuação no ensino básico num âmbito ainda maior", destacou a profesora da Unifesspa, Fernanda Carla Ferreira.

As ações a serem propostas pela Rede terão como objetivo aprimorar o ensino de ciências nas escolas de educação básica, com foco nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. Além disso, a proposta irá contribuir para a qualificação de professores e estimular a implementação de soluções inovadoras que contribuam para aprimorar o ensino e aprendizado de ciências.

Neste campo, a Unifesspa destaca-se por várias experiências exitosas, a exemplo de projetos de grande impacto como a Mocisspa - Mostra Científica do Sul e Sudeste do Pará, as atividades desenvolvidas no âmbito do Parfor e, mais recentemente, a realização de eventos importantes como o Encontro Regional de Ensino de Astronomia (EREA) - e a Jornada de Experimentos em Física, entre outras atividades de pesquisa e extensão.

O prazo para a submissão de Rede termina no dia 24 de junho e as propostas aprovadas serão financiadas com recursos de capital, custeio e pagamento de bolsas, com início das atividades a partir do mês de dezembro.