Rondon do Pará: Unifesspa oferta educação empreendedora para alunos do ensino médio

• Publicado: Quarta, 08 de Mai de 2019, 15h49
  • Última atualização em Quarta, 08 de Mai de 2019, 16h20

alunos empreendedorismoTrinta estudantes do ensino médio da escola estadual Dionísio Bentes Carvalho, de Rondon do Pará, vão participar de um projeto da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) que proporcionará experiência prática em economia e negócios, por meio da organização e operação de uma pequena empresa.

Coordenado pelo professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), Rogério Ruas, o projeto de extensão “Empreender Unifesspa” faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) e objetiva despertar competências por meio da educação empreendedora. Para isso, serão trabalhados conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção.

O primeiro contato com esses alunos foi durante uma palestra de apresentação do projeto na escola. Eles puderam conhecer a proposta e tiveram exemplos de como ela foi desenvolvida em outros lugares. Quase 100 alunos demostraram interesse em participar da ação, que vai selecionar, com base no rendimento escolar, os trinta melhores para participar da primeira turma.

A estudante Thaís Martins está entre os pré-selecionados. Bastante empolgada com o início das atividades, previsto para o final do mês, ela acredita que será uma boa oportunidade de adquirir conhecimentos que irão ajudá-la futuramente. “Espero aprender a montar e a gerir meu próprio negócio. Por isso, achei o projeto muito interessante, principalmente porque terá a parte prática”, revela a estudante.

Para Thaís, a iniciativa é uma importante forma de promover a interação da comunidade de Rondon do Pará com a universidade, ampliando as possibilidades de conhecimento. “Na escola não temos esse tipo de ensinamento e a Unifesspa está abrindo as portas para a comunidade do munícipio ter acesso a isso”, afirma a estudante.

EMPREENDER UNIFESSPA JA BRASIL 02O programa “Miniempresa” é desenvolvido pela organização Junior Achievement, associação educativa sem fins lucrativos, que firmou parceria com a Unifesspa no mês passado para auxiliar na execução das atividades. Voltado para estudantes do Ensino Médio, o programa é desenvolvido em encontros, com jornadas semanais, realizadas nas escolas, geralmente à noite.

Na prática, os alunos constituem uma miniempresa, planejam e atuam em todas as suas áreas, produzem e vendem um produto. Além disso, apuram os resultados da miniempresa e remuneram, com valores simbólicos, todos os envolvidos, desde os funcionários até os acionistas, e efetuam o pagamento de aluguel, fornecedores, entre outros.

Eles serão expostos a conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção, por meio do acompanhamento de voluntários da Unifesspa vinculados ao projeto de extensão, nas grandes áreas de Administração – produção, marketing, recursos humanos e finanças-, sempre priorizando o “aprender fazendo”.

Segundo o professor Rogério Ruas, a expectativa é que, com o convívio de situações que acontecem no mercado, os alunos possam aprender a lidar com adversidades e possam saber resolvê-las. “Ao serem expostos à necessidade de criação de uma organização, até a operacionalização da mesma, esperamos que eles possam ter novas perspectivas e oferecer soluções inovadoras para sociedade”.