Unifesspa assina acordo para implantação de polo educacional em Canaã e oferta cursos a partir de julho

• Publicado: Terça, 07 de Maio de 2019, 18h33
  • Última atualização em Quarta, 08 de Maio de 2019, 09h13

Destaque AcordoPoloA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) assinou, na manhã desta terça-feira (7), um importante Acordo de Cooperação com a Prefeitura de Canaã dos Carajás que trará impacto no desenvolvimento econômico e social do município. Trata-se do acordo para a implantação do Polo de Ensino, Pesquisa, Extensão, Tecnologia e Inovação de Canaã dos Carajás, denominado Pepeti Canaã dos Carajás.

O acordo permite a articulação de um conjunto de ações capitaneadas pela Unifesspa que irão impactar diretamente as condições de vida da população, a exemplo do fomento à pesquisa, a qualificação de recursos humanos, atividades de extensão e transferência de tecnologias, entre outras que geram crescimento e desenvolvimento regional.

O PEPETI Canaã dos Carajás deverá ser estruturados por núcleos interdisciplinares que irão contemplar todas as áreas do conhecimento abarcadas pela Unifesspa e terá vigência de cinco anos.

Cursos ofertados a partir de julho

Com o acordo e convênios firmados com a Prefeitura, a Unifesspa passa a ofertar no próximo semestre os cursos de bacharelado em Agronomia e licenciatura em Letras-Inglês. As aulas do curso de Letras terão início em 1º de julho, na modalidade intervalar e o curso de Agronomia terá início em 12 de agosto, na forma regular.  Outras importantes ações no campo da extensão e transferência de tecnologias já estão sendo articuladas pela Unifesspa.

Mesmo com as restrições anunciadas pelo MEC, a Unifesspa segue firmando parcerias para continuar avançando e cumprindo sua missão, contribuindo com o crescimento da região amazônca. De acordo com o reitor, esta ação reforça o papel social das universidades públicas. “Esta é uma indicação muito concreta de que a Unifesspa possui forte inserção social, cumprindo seu papel no desenvolvimento econômico e social da nossa região. Só reforça a convicção de que somos um projeto de nação, que com apoio de amplo segmento da sociedade manterá sua pujança”, afirmou o reitor.

O prefeito de Canaã, Jeová Andrade, agradeceu o reitor Maurílio Monteiro pelo engajamento e compromisso da Unifesspa com o desenvolvimento da região. "Com o apoio da Unifesspa, estamos construindo um município forte que poderá se tornar uma cidade universitária, com opções de emprego na indústria e no campo e que valoriza o protagonismo cidadão”, disse o prefeito da cidade. Prestigiaram a assinatura do acordo, professores da Unifesspa, secretários municipais, gestores públicos, empresários e representantes da sociedade civil.