I Seminário do Parfor da Região Norte vai ocorrer nos dias 23 e 24 de maio

• Publicado: Segunda, 06 de Mai de 2019, 08h47
  • Última atualização em Segunda, 06 de Mai de 2019, 15h20

PARFORSerá realizado, nos dias 23 e 24 de maio, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), o I Seminário do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor) da Região Norte. O evento objetiva discutir os impactos e perspectivas do programa com ênfase na atuação do norte do País. O prazo para inscrições já está aberto e finaliza dia 22 de maio. Já quem deseja submeter trabalho deve observar a data limite que vai até o próximo dia 15. As inscrições podem ser feitas pela plataforma SIGEventos.

O Parfor tem como principal objetivo capacitar professores da rede pública que não possuem formação adequada na área em que atuam. Tido como um importante programa, principalmente para a melhoria na educação nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, o Parfor proporciona a milhares de professores da Educação Básica acesso ao ensino superior em universidades públicas em cursos de licenciatura.

Desde 2014 a Unifesspa integra Parfor. Atualmente a Instituição possui cinco turmas ativas: Santana do Araguaia (Letras/Português e Matemática), Xinguara (Pedagogia), Rondon do Pará (Letras/Português) e em Marabá (Pedagogia). No total, mais de 100 professores são atendidos nessas cidades. Em 2018, o programa ampliou sua atuação criando novas turmas, sendo três no Polo Breu Branco e duas em Moju.

Confira a programação:

23/05

8h - Credenciamento (local) e programação cultural

9h30 - Mesa de abertura Autoridades presentes

10h - Palestra: Perspectivas para formação dos docentes em exercício na rede pública do Brasil

11h - Considerações sobre o andamento do PARFOR pós Portaria 82/2017: recursos, critérios de bolsas de estágio supervisionado, reoferta e TCC, Plataforma Freire

12h - Intervalo para almoço

14h - Mesa redonda: SEDUC e políticas de formação inicial e continuada

15h30 - Intervalo

16h - Apresentação dos dados da formação docente por Estado

24/05

8h30 - Palestra: A formação de professores no contexto amazônico, seus desafios e possibilidades

10h – Mesa-redonda: Políticas e práticas no âmbito dos programas de formação de professores.

11h - Apresentação de trabalhos: apresentação e avaliação de banner: produções acadêmico-científicas e culturais do PARFOR no Norte do Brasil

12h - Intervalo para o almoço

14h30 - Mesa redonda: Os 10 anos do PARFOR no Norte do Brasil

15h30 - Intervalo