Unifesspa e Fapespa discutem parceria para desenvolvimento da pesquisa e qualificação de recursos humanos

• Publicado: Quinta, 02 de Mai de 2019, 17h04
  • Última atualização em Sexta, 03 de Mai de 2019, 09h28

Fapespa1O reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Prof. Dr. Maurílio de Abreu Monteiro, foi recebido, na manhã desta quinta-feira (2), pelo secretário de Ciência e Tecnologia do Estado e diretor-presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), Carlos Maneschy, em Belém.

No encontro, o reitor agradeceu pelo compromisso da Fapespa na destinação de recursos para bolsas de pesquisa, permitindo que a Unifesspa ofertasse o maior quantitativo de cotas dos últimos anos.

Com edital já lançado, a Unifesspa conseguiu ofertar 132 bolsas de iniciação científica, sendo 89 delas viabilizadas com recursos da Fapespa. A Fundação deverá considerar a possibilidade de ampliação desse quantitativo de cotas ainda este ano.

Qualificação de recursos humanos

Outro tema discutido na reunião foi a participação da Unifesspa no programa de qualificação de recursos humanos no interior do Estado. A proposta é que a Universidade possa ofertar turmas especiais de cursos nos municípios de Redenção e Tucuruí, nas áreas de Direito e Engenharia.

O reitor informou que a Unifesspa tem interesse nesta atuação e vai apresentar propostas a serem discutidas junto aos institutos da universidade. Outro tema de destaque na audiência foi o interesse da Unifesspa em estar cada vez mais inserida na estruturação de escolas tecnológicas no Estado, com a discussão de possibilidades concretas de interação.