Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Unifesspa traz pesquisadores de renome nacional para discutir as potencialidades da geografia regional

  • Publicado: Quinta, 02 de Mai de 2019, 11h29
  • Última atualização em Terça, 07 de Mai de 2019, 17h43
  • Acessos: 3728

Destaque 1 singer 2019Durante o I Simpósio Nacional de Geografia Regional (I Singer) realizado no período de 24 a 26 de abril no Instituto de Estudos do Trópico Úmido (IETU) no campus da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em Xinguara, foram debatidos vários temas importantes a respeito dos conceitos de região, regionalização e regionalismo, bem como o conhecimento das novas abordagens regionais produzidas no âmbito do pensamento geográfico brasileiro.

A coordenação do evento foi do Grupo de Pesquisa Geografia Regional e Produção do Espaço (Gerpe) com sede no IETU/Unifesspa. A comissão coordenadora foi composta pelos professores da Unifesspa - Eduardo Salgueiro, Eudes Leopoldo (coordenador geral), Hugo Serra, Rogério Marinho, Rogério Miranda e da professora da USP - Rita de Cássia Ariza da Cruz.

O evento mobilizou a comunidade acadêmica, professores, pesquisadores de diversas universidades públicas do Brasil, técnicos, classe política, representantes de movimentos sociais, além da sociedade de Xinguara e região que participaram ativamente de todas as programações.

O I Singer iniciou no dia 24 com trabalho de campo em Serra Pelada e1singer 0688 Eldorado dos Carajás, e nos dias 25 e 26 a programação seguiu com mesas redondas que abordaram temas relativos à geografia regional e comunicações orais nos grupos de trabalho. Na Plenária Final, os professores Sandra Lencioni, Rogério Haesbaert e Saint-Clair Cordeiro da Trindade Júnior foram agraciados com o Prêmio Eidorfe Moreira de Geografia Regional. Além disso, foi lançado o RegionAL – Observatório Latino-americano de Pesquisas sobre Questões Regionais, que congrega diferentes pesquisadores da América Latina para pensar a problemática regional.

“O I Simpósio de Geografia Regional se colocou como um importante espaço de debates e de construção de um arcabouço teórico-metodológico que contemple a teoria regional na geografia brasileira. Trouxemos pesquisadores de renome nacional para trazer a síntese do que a geografia brasileira vem pensando em termos de Geografia Regional. Estamos muito contentes com a iniciativa da Unifesspa que permitiu, sem dúvidas, colocar a geografia regional como um marco da geografia brasileira e aproveitamos para parabenizar toda nossa comunidade acadêmica pela participação efetiva em todos os dias do evento", destacou o coordenador do I Singer, Prof. Eudes Leopoldo.

“A realidade das regiões continua desafiando as pesquisas e a reflexão e nós tratamos durante o I Singer sobre regionalismo, de como as políticas públicas chegam à região e de tantos outros temas importantes da geografia regional. Todos estão de parabéns”, disse a Profª Drª Iná Elias de Castro (UFRJ).

Para a professora Drª Rita de Cássia Ariza da Cruz da USP, o evento foi relevante porque trouxe reflexões importantes sobre a geografia regional, dadas as transformações no mundo contemporâneo, o debate regional ganhou um lugar central em nossas discussões e o evento cumpriu seu papel acadêmico”, argumentou.

Ainda segundo a professora Rita Cruz, o intercâmbio institucional que tem ocorrido através do Dinter entre a Unifesspa e o Departamento de Geografia da USP, envolve cerca de 20 professores da Unifesspa, tem dado bons frutos, a partir dessa importante parceria. Gostaria de manifestar o nosso desejo de que possamos continuar colaborando entre nós”, observou a professora.

1singer 0899“Quero parabenizar o esforço coletivo da equipe organizadora do I Singer aqui da Unifesspa em poder reunir estudantes de Geografia e professores-pesquisadores do país inteiro em discutir diferentes temas muito caros à geografia, como a teoria, desenvolvimento e o turismo regional. Com certeza quem veio ao evento, pode refletir sobre questões importantíssimas para esta região do país”, ressaltou o Prof. Dr. Eliseu Savério Sposito, da Unesp.

"A Unifesspa é uma Universidade de forte inserção regional e com uma ligação muito grande com a população do seu entorno. Qual a importância da nossa região para a nação brasileira e como ela se desenha teórica e concretamente? Questões como essa são fundamentais para serem interpretadas e refletidas. Esse Simpósio de Geografia Regional nos indica muito sobre isso. Nós conseguimos reunir aqui os principais pesquisadores da área para debater esse tema. Com isso, podemos dar passos fundamentais para discutirmos sobre a construção desse espaço e criarmos perspectivas de futuro para a nossa região", completou o reitor da Unifesspa, Maurílio Monteiro.

 

Convidados especiais

Vários palestrantes estiveram presentes no I Simpósio Nacional de Geografia Regional (I Singer). Entre eles: Profª Drª Sandra Lencioni (USP), Prof. Dr. Eliseu Savério Sposito (Unesp), Prof. Dr. Jan Bitoun (UFPE), Prof. Dr. Tadeu Alencar Arrais (UFG), Profª Drª Iná Elias de Castro (UFRJ), Prof. Dr. Saint-Clair Cordeiro da Trindade Júnior (UFPA), Prof. Dr. Tiago Veloso (IFPA), Profª Drª Kelly Cristine Bessa (UFT), Profª Drª Olga Firkowski (UFPR), Profª Drª Rita de Cássia Ariza da Cruz (USP), Profª Drª Selma Batista (UEA), Prof. Dr. Edir Dias (UFPA), além dos professores da Unifesspa - Prof. Dr. Eduardo de Melo Salgueiro (Diretor do Ietu), Prof. Dr. Lucas Jacomini Abud (Vice-diretor do Ietu), Prof. Dr. Bruno Silva (representante da Faculdade de Ciências Humanas), Prof. Dr. Eudes Leopoldo (representante da Coordenação do Simpósio), Prof. Dr. Rogério Miranda, Profª. Drª. Andréa Regina de Britto Costa Lopes, Prof. Dr. Rogério Marinho, Prof. Dr. Andrey Minin Martin, Prof. Dr. Hugo Serra, Prof. Dr. Evaldo Gomes Júnior, Prof. Dr. Bruno Malheiro, Prof. Dr. Sérgio Rédon, além do reitor da Unifesspa, Prof. Dr. Maurilio de Abreu Monteiro. Participaram ainda os professores doutores Rogério Haesbaert (UFF) e Maria Goretti Tavares (UFPA) por videoconferência.Convidados

 

 

 

Fim do conteúdo da página