Unifesspa participa do lançamento da Frente Parlamentar em defesa das universidades federais

• Publicado: Segunda, 29 de Abril de 2019, 16h32
  • Última atualização em Terça, 30 de Abril de 2019, 09h27
  • Acessos: 1959

Com o apoio de deputados federais e senadores, dirigentes de Instituições Federais de Ensino (Ifes) de todo o país lançaram, na última quarta-feira (24), em Brasília, a Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais. A Frente é uma iniciativa da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e tem o objetivo de conhecer, debater, propor e avaliar projetos de interesse das universidades e do país.

A vice-reitora da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Idelma Santiago, participou da solenidade de lançamento que foi realizada na Câmara dos Deputados e contou com a presença de reitores e vice-reitores de diversas instituições. Para a vice-reitora, a Frente Parlamentar é um reconhecimento do papel que instituições federais cumprem no desenvolvimento do País e da sua natureza pública, como patrimônio do povo brasileiro.

"É de suma importância a rearticulação da frente parlamentar, num momento em que precisamos fortalecer e defender a autonomia e o financiamento da Universidade pública, gratuita, de qualidade e inclusiva. Especialmente, precisamos defender o legado da expansão e democratização das universidades federais na última década, acrescido da necessidade de concluir e consolidar esse processo em regiões como a Amazônia", destacou Idelma.

Também participaram do evento representantes da União Nacional de Estudantes (UNE), da Associação Nacional de Pós-Graduandos, da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra) e do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), entre outros.

Com uma proposta suprapartidária, a Frente reúne ações conjuntas de parlamentares em defesa do ensino superior público, gratuito e de qualidade, como patrimônio e direito de todos os brasileiros, como ferramenta de superação das desigualdades regionais e como espaço propício para o desenvolvimento do Brasil. Durante a solenidade, foi apresentado um vídeo produzido pelo Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom/Andifes), com dados sobre o impacto das ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelas universidades federais não só nas regiões onde atuam, mas em todo o Brasil.

Atuação

Entre as ações da Frente, estão: acompanhar ações governamentais e institucionais voltadas às universidades federais; dar celeridade à liberação de recursos financeiros e orçamentários de programas e políticas públicas para as instituições; promover e participar de debates públicos relacionados às demandas das Ifes;  apresentar proposituras junto ao Poder Legislativo da União; e promover a valorização da atuação social e econômica desempenhadas pelas universidades federais.

Com informações da Andifes

Foto: Divulgação/Andifes