Em comemoração ao Abril Verde Unifesspa realizou o I Encontro de Saúde e Segurança do Trabalho

• Publicado: Sexta, 26 de Abril de 2019, 17h23
  • Última atualização em Sexta, 26 de Abril de 2019, 17h25

I ESST 1O Abril Verde é um movimento de iniciativa popular com participação espontânea que chama a atenção da sociedade brasileira para a adoção de uma cultura permanente de prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. O Movimento luta para marcar o mês de abril com a cor da segurança no calendário nacional, destacando a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

O I Encontro de Saúde e Segurança do Trabalho da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará realizou suas atividades na manhã desta sexta-feira (26), no Miniauditório do curso de Geologia, do Instituto de Geociências e Engenharias (IGE), tendo como princípio fundante a socialização dos conhecimentos na área de Segurança do Trabalho, ou afins, através de palestras desenvolvidas durante o evento, com o intuito de despertar e ampliar os conhecimentos dos servidores e terceirizados da Unifesspa.

As palestras abordaram temáticas voltadas para prevenção de acidentes em laboratórios, tais como Insalubridade e Periculosidade – ministrada pelo engenheiro de segurança do trabalho Dair Sousa (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará); Uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) – ministrada pelo engenheiro de segurança do trabalho - Sandro Gava (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Marabá) e Atendimento Emergencial – ministrada pelo médico perito Lourival Sá (Instituto Federal do Pará).

Durante o evento, os participantes puderam compreender a importância da Segurança do trabalho ou também denominada segurança ocupacional que é um conjunto de ciências e tecnologias que objetiva promover a proteção do trabalhador em seu local de trabalho, visando a redução de acidentes e doenças ocupacionais.I ESST 2

“O evento foi muito importante porque muita coisa foi esclarecida e as palestras bem selecionadas e conduzidas pelos profissionais ministrantes. Esse é um passo para criarmos uma cultura de cuidarmos da nossa segurança e dos demais colegas dentro das instituições onde estamos inseridos”, disse a técnica do laboratório do IGE Tatiane Luz.

Para o médico perito do Instituto Federal do Pará Lourival Sá, a informação sobre a temática da segurança deve ser divulgada constantemente. “Essa campanha do abril verde surge nesse contexto de informar. É um trabalho constante não só durante esse mês, mas em todo o tempo. Nós precisamos despertar essa consciência nas pessoas de evitar o acidente não só por ter medo dele, mas por saber evitar. Esse trabalho de conscientização parece demorado, mas ele vem avançando, em ritmos variados, mas vem avançando ao longo dos anos e eventos como esse, são primordiais dentro desse contexto”, ressaltou o médico.

“A proposta de realizar o I Encontro de Saúde e Segurança do Trabalho é para trazer informações sobre o tema e incentivar as pessoas a buscarem mais informações, no intuito de termos melhores condições de trabalho, para que sejam evitados acidentes”, concluiu o engenheiro de segurança do trabalho da Unifesspa Dair Sousa.I ESST 3