Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

 
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Inscrições para o Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento na Amazônia são prorrogadas até 24 de maio

  • Publicado: Segunda, 22 de Abril de 2019, 18h03
  • Última atualização em Sexta, 17 de Maio de 2019, 16h20
  • Acessos: 2085

Destaque MestradoPlanejamentoAmazôniaO Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano na Amazônia (PPGPAM), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), comunica que as inscrições para a primeira turma do programa de Mestrado Acadêmico em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano na Amazônia foram prorrogadas até o dia 24 de maio. Para se inscrever, o candidato deverá acessar a plataforma SIGAA, preencher os dados e anexar a documentação exigida.  

Vinculado ao Instituto de Estudos em Desenvolvimento Agrário e Regional (IEDAR) da Unifesspa, o programa é estruturado em duas linhas de pesquisa e vai ofertar, nessa primeira seleção, 10 vagas. São habilitados à inscrição os portadores de títulos de graduação nas grandes áreas, conforme definido pela Capes.

A seleção dos candidatos será efetuada em 3 fases: avaliação do projeto de pesquisa (eliminatório e classificatório); entrevista e prova escrita (eliminatório e classificatório); e prova de Língua Inglesa e avaliação do Curriculum Vitae (classificatório). As aulas serão ministradas na modalidade presencial, nos turnos matutino e vespertino, conforme calendário previsto pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica (Propit), para o ano de 2019.

Sobre o programa

O planejamento e desenvolvimento na Amazônia implica lidar com as complexidades urbanas e regionais que compõem o mosaico territorial, social, econômico e ambiental dessa região. Nesse contexto, a proposta do mestrado acadêmico visa lidar com a problemática regional e urbana da Amazônia Oriental, tendo em vista o estágio atual de transformações decorrentes da expansão da fronteira agromineral e dos processos extrativos-industriais, responsáveis pelas pressões sobre os recursos naturais e humanos da região Norte, bem como do crescimento das atividades econômicas e intensificação do processo de urbanização, requerendo maior atenção à gestão, ao planejamento e ao desenvolvimento do regional.

O programa objetiva ainda oferecer formação de excelência e recursos humanos voltados à produção de conhecimentos sobre as dinâmicas socioeconômicas, populacionais e territoriais como elementos fundamentais para a compreensão do planejamento e desenvolvimento regional e urbano, particularmente com relação à temática dos impactos das dinâmicas territoriais na Amazônia. Mais informações podem ser obtidas em: https://ppgpam.unifesspa.edu.br

Linhas de pesquisa

O PPGMAM possui duas linhas de pesquisa: Economia, Desenvolvimento e Dinâmicas Regionais, que busca realizar pesquisas sobre a dinâmica regional na Amazônia, considerando as estruturas produtivas e os seus impactos para a economia; e Espaço, Território e Urbanização, que objetiva realizar estudos sobre os processos histórico-geográficos e econômico-sociais que levaram à urbanização do território amazônico. 

Corpo docente

O Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano na Amazônia é coordenado pelo professor Rafael Gumiero. Integram o corpo docente permanente os professores: Ana Claúdia Duarte Cardoso, Danilo Araújo Fernandes, Giliad de Souza Silva, Harley Silva, José Otávio Magno Pires, José Julio Ferreira Lima e Maurílio de Abreu Monteiro, Rafael Gonçalves Gumiero e Sergio Moreno Redon. O corpo docente colaborador é formado pelos professores Humberto Miranda do Nascimento e Ricardo Bruno Nascimento dos Santos. 

 
Foto: Magno Barros
0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página