Núcleo de Acessibilidade vai promover 1º Encontro de Estudantes com Deficiência da Unifesspa

• Publicado: Quarta, 10 de Abril de 2019, 15h22
  • Última atualização em Quinta, 11 de Abril de 2019, 15h45

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (Naia) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) vai promover, no próximo dia 15, o 1º Encontro de Estudantes com Deficiência da Unifesspa. O evento objetiva discutir a importância do protagonismo estudantil da pessoa com deficiência na sociedade e principalmente nas instituições de ensino superior.

A programação terá início às 18h30, na Unidade I do Campus Marabá, com a palestra “Diálogos com Docentes Universitários”. Já na terça (16), as atividades terão início às 8h30 com a apresentação dos serviços oferecidos pelo Naia, seguida de uma roda de conversa sobre a trajetória, desafios e avanços no espaço universitários relativos aos estudantes PCDs. A programação será encerrada com o workshop “Criando e implantando uma associação”.

Além da equipe do Naia, vão participar como convidados do encontro a coordenadora administrativa da Associação de Discentes com Deficiência (ADD/UFPA), Rosicleide Gonçalves Lobo, professores da rede municipal e de instituições federais e representantes da sociedade civil. Interessados em participar devem acessar o SIGEventos e realizar sua inscrição, de forma gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (94) 2101-7128.

Programação:

15/04/2019 (Segunda-feira)

Local: Sala 15, Unidade I, Unifesspa, Campus de Marabá

18h30 –  Diálogos com docentes universitários;

Convidados: Rosicleide Gonçalves Lobo - Coordenadora Administrativa da Associação de Discentes com Deficiência -  ADD/UFPA; e docentes.

16/04/2019 (Terça-feira)

Local: Auditório da Unidade I – Unifesspa, Campus de Marabá

8h –  Café da manhã

8h30 – Apresentação do Naia e os serviços ofertados;

Equipe do Naia/Unifesspa

10h –  Roda de Conversa: “Trajetória, desafios e avanços no espaço universitário das pessoas com a condição de deficiência”;

Convidados: Rosicleide Gonçalves Lobo – Coordenadora Administrativa da Associação de Discentes com Deficiência -  ADD/UFPA; Prof. Hugo de Araújo Freires, Prof. do Município de Marabá; Sr. Nacélio Souza Madeiro – Vice-Presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência do Município de Marabá;

12h – Intervalo para o almoço;

14h – Workshop: Criando e implementando uma associação;

Convidados: Rosicleide Gonçalves Lobo – Coordenadora Administrativa da Associação de Discentes com Deficiência -  ADD/UFPA; e Edilane Figueiredo Costa – Departamento de Formação Naia/Unifesspa.