Cinefront 2019: Festival de Cinema da Unifesspa começa nesta sexta-feira em Marabá

• Publicado: Quarta, 10 de Abril de 2019, 09h58
  • Última atualização em Quarta, 10 de Abril de 2019, 16h11

CineFront

Terá início nesta sexta-feira (12), em Marabá, a 5ª edição do Festival Internacional Amazônida de Cinema de Fronteira (FIA Cinefront). A abertura será realizada no Cine Marrocos, a partir das 19h, e contará com homenagens à Comissão Pastoral da Terra (CPT).

O festival oferta sessões gratuitas de cinema com caráter de mostra e debate de obras cinematográficas que abordam a realidade de regiões consideradas de fronteiras, como a Amazônia. Na sessão de abertura serão exibidos os filmes: “Bandeiras Verdes”, ‘’Manu: essa história não é minha só” & “A Lenda da Terra Dourada”

Organizado pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), por meio de Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex), em parceria com movimentos sociais, outras universidades e a Secretaria Municipal de Cultura de Marabá, o Cinefront integra o calendário de eventos realizados em referência à Semana da Luta pela Terra.

Este ano, o Festival faz homenagem à Comissão Pastoral da Terra (CPT), entidade ligada à Igreja Católica, que desde a década de 1970 realiza trabalho de base junto aos trabalhadores rurais, posseiros e peões, sobretudo, na Amazônia, explorados em seu trabalho, submetidos a condições análogas ao trabalho escravo e expulsos das terras que ocupavam

A CPT destaca-se no meio cinematográfico como colaboradora em documentários que envolviam o trabalho da própria pastoral junto às comunidades camponesas e na defesa dos direitos humanos. E, desde 2006, é produtora de documentários, reconhecendo o potencial do cinema como um instrumento político-pedagógico.

Por isso, o cartaz do Cinefront, com imagens cedidas pela CPT do ato em memória ao Massacre de São Bonifácio, em analogia ao filme “Igreja dos Oprimidos” (1985), de Jorge Bodanzki. A obra narra as atividades dos padres católicos ligados à Teologia da Libertação e à CPT que auxiliavam os camponeses em sua organização política e nas denúncias dos assassinatos de líderes sindicais cometidos por pistoleiros.

Para o professor Evandro Medeiros, um dos idealizadores do Festival e membro da curadoria, “o festival se coloca como momento de celebrar as lutas sociais e a re-existência popular que fazem da fronteira, front de batalha por direitos, igualdade, justiça e dignidade”,

Histórico

Desde sua primeira edição em 2014, Cinefront já exibiu mais de 50 produções em 130 sessões, atingindo um público de cerca de 8 mil expectadores em Marabá e nas cidades em que a Unifesspa tem campus instalado, no Acampamento da Juventude Sem Terra e comunidades indígenas, assim como em outras regiões brasileiras e outros países, como Peru e Alemanha, consolidando-se como uma das principais ações culturais da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis da Unifesspa.

Cinefront 2019: faça download da Programação de Bolso