Cursinho Popular Emancipa atende a quase 120 alunos em Rondon do Pará e São Félix do Xingu

• Publicado: Terça, 09 de Abril de 2019, 17h17
  • Última atualização em Terça, 09 de Abril de 2019, 17h32

EMANCIPA 2019 SFX 03Cursinho Popular Emancipa iniciou suas atividades em Rondon do Pará e São Félix do Xingu no último dia 30 de março. Movimento de educação popular a nível nacional, o projeto iniciou na região em 2012 como projeto de extensão e, desde 2016, recebe apoio da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), por meio de uma ação institucional registrada em sua Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex), com bolsas de extensão e apoio de servidores nos campi fora de sede.

Emancipa em São Félix do Xingu

A primeira turma do Emancipa em São Félix do Xingu iniciou com 35 estudantes do terceiro ano do ensino médio e também profissionais que já concluíram o ensino médio, mas ainda não ingressaram no ensino superior.

Uma recepção foi organizada à nova turma no dia 30 de março com a presença de bolsistas de extensão, servidores do Instituto de Estudos do Xingu (IEX) da Unifesspa e o coordenador geral do Emancipa na região, Rigler Aragão.

Nossa expectativa é que, através desse curso, os alunos possam realmente ter uma visão e um pensamento crítico sobre determinados assuntos, e também que eles possam participar das aulas de uma maneira espontânea, e que tanto os alunos, como nós, bolsistas, possamos aprender juntos", disse Lueila Flávia Miranda, uma das bolsistas de extensão no cursinho, junto com Wellinton Rafael de Araújo, Cintia Sinara do Nascimento e Natália Marques.EMANCIPA 2019 SFX 02

“Esperamos que os estudantes se sintam motivados a construírem debates sobre problemas regionais e a participarem de ações na comunidade de São Félix Xingu para construírem o cursinho no seu cotidiano. Como coordenadora local, também espero que o Emancipa contribua com o acesso dos estudantes de escola pública e/ou de baixa renda no ensino superior público gratuito de uma maneira "emancipadora", concluiu a coordenadora local Ananza Rabello.

Emancipa em Rondon do Pará

Cerca de 80 alunos iniciaram o cursinho popular Emancipa em Rondon do Pará. Uma aula inaugural foi o momento de recepção dos estudantes que puderam conhecer a metodologia e as pessoas que darão andamento no projeto, como estudantes bolsistas e professores do Instituto de Ciências Sociais (ICSA) da Unifesspa e contou com a presença o diretor de Ação Intercultural Evaldo Gomes Júnior.

As aulas iniciaram no dia 6 de abril, nos horários de 8h às 11h30 e das 14h às 18h20. Serão quatro disciplinas ministradas durante todo o dia, duas vezes ao mês. Nos meses que antecedem o Enem as aulas serão intensificadas. Ainda estão em lista de espera, pelo menos 84 pessoas.

“Houve uma participação significativa dos selecionados e era visível a empolgação dos alunos e alunas. Como coordenadora, estou muito feliz com a possibilidade que a Unifesspa tem em estar oferecendo apoio a este cursinho para pessoas que não têm condições de pagar para se preparar para o vestibular ou Enem. Então, nossas expectativas são as melhores, e creio, que teremos excelentes resultados, com a aprovação de vários dos nossos estudantes para o ingresso nas universidades do país em 2020”, disse Lívia Barroso, coordenadora local do Emancipa.EMANCIPA 2019 RONDON 01