Inscrições abertas para bolsas de extensão nas ações de Acolhimento Estudantil e Arte, Cultura e Educação

• Publicado: Terça, 09 de Abril de 2019, 15h15
  • Última atualização em Quarta, 10 de Abril de 2019, 08h56

Banner 1080 Edital 7 Arte e cultura e acolhimentoA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), por meio de sua Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex), abre seleção de oito bolsistas de extensão para apoio aos Programas Arte, Cultura e Educação e Acolhimento Estudantil.

As inscrições serão até 12 de abril, de forma presencial, na sala da Diretoria de Ação Intercultural (DAI/Proex), nos horários de 8h30 às 11h45 e 14h30 às 17h45, no Prédio Administrativo – 1º andar, Unidade III do Campus de Marabá.

Regida pelo Edital n° 07/2019 PROEX, os selecionados deverão atender às seguintes demandas de apoio logístico e operacional ao Programa Arte, Cultura e Educação: colaborar na organização, divulgação e realização de eventos de extensão universitária, oficinas de formação artístico-cultural, mostras, shows, festivais, apresentações, exposições, feiras, corais, jogos esportivos e quaisquer outras atividades executadas no âmbito da DAI/Proex.

Para esta ação serão 4 vagas: 2 para registro, edição e exibição de audiovisual (divididas nos turnos manhã e tarde); 1 para produção de artes gráficas e comunicação visual (turno matutino); e 1 para programação de rádio online (turno vespertino).

Para apoio logístico e operacional ao Programa Acolhimento Estudantil, as atividades serão de investigação, discussão, produção e acompanhamento de ações de vivências em comunidades e assentamentos rurais e urbanos, dentre outras que componham o conjunto de atividades para atendimento às demandas imediatas dos discentes ingressantes por meios das políticas de ação afirmativa, realizadas exclusivamente pela Diretoria de Assistência e Integração Estudantil (DAIE/Proex) ou em parceria com outros setores da Unifesspa. Serão 4 vagas distribuídas no turno matutino e vespertino.

As atividades serão realizadas individualmente com plano de trabalho a ser elaborado em consonância com o planejamento da Proex e em atendimento ao pré-requisito de cada vaga. Todos os bolsistas selecionados estarão sujeitos a exercer atividades administrativas inerentes à operacionalização e continuidade dos serviços ofertados em cada programa.

Além dos 8 selecionados, 16 candidatos ficarão em de cadastro reserva. As bolsas de extensão têm o valor mensal de R$ 400,00 (quatrocentos reais) e validade de 12 meses. As atividades terão horário e local designados por meio de agenda prévia, respeitado o horário de atividades curriculares e o limite de 20 (vinte) horas semanais de dedicação às atividades de bolsista.

As vagas devem ser preenchidas prioritariamente por graduandos que tenham cursado a educação básica na rede pública ou com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, em respeito à exigência estabelecida no Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Por isso, os candidatos/as que tenham participado de entrevista com Assistentes Sociais da PROEX e constem no cadastro de reserva do Edital 004/2018 PROEX do Programa Permanência serão dispensados da obrigatoriedade de apresentarem os documentos comprobatórios exigidos no Edital n° 07/2019.