PPGECM: Alunos da Unifesspa participam da 2ª aula inaugural com professor Chassot

• Publicado: Quinta, 04 de Abril de 2019, 17h55
  • Última atualização em Quinta, 04 de Abril de 2019, 17h55

PPGECM 2Com a palestra temática: “Uma brecha entre o nosso passado e o futuro”, o professor visitante sênior da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) Attico Chassot ministrou a 2ª aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) e falou sobre a importância de se mirar o passado e prognosticar o futuro ressaltando que foi ajudado por dois livros de um mesmo autor: Yuval Noah Harari.

Nos livros, o palestrante disse à plateia lotada no Auditório Central da Unidade II que ele nos ensina a olhar passado com seu Sapiens escrito com gosto, clareza, elegância e um olhar clínico para a metáfora. Ele destacou que o autor questiona nossas ideias preconcebidas a respeito do universo.

“Para perscrutar o futuro, no livro Homo Deus, Harari projeta o futuro da humanidade em busca de uma resposta tão difícil quanto essencial: depois de séculos de guerras, fome e pobreza, qual será nosso destino na Terra? Há muitas inovações que a rapidação (= rápida+ação) faz do futuro um tempo quase presente, sem que percebamos se estas novas realidades descrevem um mundo real ou ainda são uma ficção. Vale citar algumas poucas: a Geração 4.0, a Internet das coisas, a Indústria da Medicina), os drones, o Uber, o Airbnb, os professores de aluguel, as dezenas de aplicativos e uma nova religião: a religião do dadismo”, disse.PPGECM 1

Ele também chamou a atenção dos alunos do PPGECM com a célebre frase do filósofo e historiador escocês David Hume “Se acreditamos que fogo esquenta e a água refresca, é somente porque nos causa imensa angústia pensar diferente”, destacando que devemos estar sempre abertos a estudar, pensar, refletir e reavaliar o mundo.

O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) conta atualmente com 26 alunos dentre ex-alunos da Unifesspa, bem como professores da rede municipal de estadual de ensino em Marabá. Ele objetiva contribuir para uma formação científica e cultural qualificada de docentes-pesquisadores, pesquisadores e profissionais especializados na área de Educação em Ciências e Matemática, para atuarem por meio de uma visão crítica, sistêmica e multidisciplinar na solução de problemas de ensino e aprendizagem relacionados às instituições de educação básica e superior;

“Nós temos percebido um esforço muito grande por parte dos professores do PPGECM em serem protagonistas, de submeterem os seus currículos, de trazerem professores de renome nacional a exemplo do professor Chassot. O PPGECM já nasceu grande com forte penetração nas ações de pesquisa e extensão e nós ficamos muito felizes. Estamos aqui para dizer que a Pró-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica

“Para mim essa estada hoje aqui tem um significado muito especial. No ano passado eu vim ministrar a 1ª Aula Inaugural do curso, mas aí eu era um alienígena que visitava a Universidade. Agora eu sou da Universidade. Desde janeiro deste ano eu sou professor visitante sênior da Unifesspa o que me dá muita honra. Tem um significado importante para mim. Fiz palestra em várias universidades do país e em todas elas eu apresentei a sua marca e disse que sou professor desta instituição.

Há 59 anos como professor, Chassot afirmou que ainda temos muito o que ensinar e o que aprender no ensino de Ciências e Matemática. “Eu venho dizendo algo que às vezes assusta: nós precisamos ensinar menos e trabalhar mais na construção de saberes, seja na escola de ensino fundamental ou num programa de Mestrado ou Doutorado. Essa é nossa responsabilidade”, pontuou.

Conheça um pouco mais de Chassot

PPGECM 3Com 79 anos, professor desde 13 de março de 1961. Foi professor na educação básica em diversas Escolas (Jacob Renner, em Montenegro; São José e Pedro Schneider em São Leopoldo; Concórdia, Israelita Brasileiro e Júlio de Castilhos em Porto Alegre) cursos pré-vestibulares (IPV, Arquimedes, CAFDR). Foi professor de Universidades como a PUC-RS, FAPA, UFRGS (onde foi coordenador do Curso de Química e diretor do Instituto de Química) ULBRA, UNISINOS (foi Coordenador do Mestrado e Doutorado em Educação). Foi também professor do Centro Universitário La Salle, em Canoas, do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) no Campus de Frederico Westphalen e do Mestrado Profissional de Reabilitação e Inclusão do Centro Universitário Metodista (IPA). Foi professor visitante na Aalborg Universitate na Dinamarca. É Professor-pesquisador e Orientador de doutorado na Rede Amazônica Ensino de Ciência (Reamec). É autor de livros — sete estão ainda em circulação – que podem ser vistos em publicações. Tem sido convidado como palestrante em vários estados brasileiros e no exterior.