78º edição do Encontro Regional de Ensino de Astronomia é realizado com sucesso na Unifesspa

• Publicado: Sexta, 05 de Abril de 2019, 09h57
  • Última atualização em Sexta, 05 de Abril de 2019, 09h57

erea palestraO evento foi um sucesso de público e teve como público-alvo professores das áreas de ciências, geografia e física, mas participaram também docentes de outras áreas relacionadas às ciências que foram despertados para a importância dessa área tão rica de conhecimentos e aprendizados.

O EREA é voltado para a atualização e capacitação de professores do ensino fundamental e médio, com organização da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). No encontro, os participantes receberam materiais didáticos de ensino de astronomia, bem como as escolas representadas receberam a doação de lunetas.

O evento é capitaneado pelo professor, físico e astrônomo João Batista Canalle, coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e uma das maiores autoridades em ciências espaciais da América Latina.

“É a primeira vez que fazemos um evento de capacitação de professores no estado do Pará, em especial, na cidade de Marabá. Sentimo-nos muito honrados de estar aqui juntamente com toda equipe da OBA e da Agência Espacial Brasileira. Nós preparamos as oficinas de modo que os professores capacitados durante esta edição não vão precisar usar quadro branco ou negro, PowerPoint, mas eles tiveram contato com experimentos que falam por si. Os alunos deles compreenderão melhor porque ocorrem as estações do ano, porque o dia tem 24 horas, as fases da lua, eclipses, solstícios, trópicos, equinócios, círculos polares, entre outras temáticas. A nossa proposta é que os professores apaixonem-se pela ciência e sejam multiplicadores dos conhecimentos recebidos aqui. Queremos agradecer ao reitor professor Maurílio Monteiro por abrir o espaço da Unifesspa para um evento tão grandioso, à professora Liduína Chagas, aos demais professores e a toda equipe da secretaria de Educação do estado e do município pela brilhante participação e engajamento. Todos estão de parabéns”, argumentou.

Dentre as atividades realizadas, destacamos oficinas, palestras com a equipe da Agência Espacial Brasileira, sessões de observação astronômica no planetário que foi montado no Auditório da Unidade III, na Cidade Universitária, além do lançamento de foguetes de garrafa pet com ar pressurizado, no loteamento Cidade Jardim, onde fica localizada a Unidade III do campus de Marabá da Unifesspa.

erea lançamento foguetinhosO astrônomo é o profissional que pesquisa o universo e todos os elementos que o constituem (planetas, estrelas, galáxias, cometas, etc.). Ele estuda suas propriedades físicas, sua formação, evolução e composição química.

O evento contou com o apoio da Agência Espacial Brasileira, Secretaria de Estado da Educação do Pará (Seduc/4ª URE), Secretaria Municipal de Educação de Marabá.

Para a professora de Geografia Ednalva Carmo, da Escola Estadual Plínio Pinheiro, a participação no EREA trouxe um novo horizonte, uma nova dimensão sobre o estudo da astronomia. “Estou muito feliz de ter tido a felicidade de participar desse evento. Nas Oficinas, aprendemos também como demonstrar aos nossos alunos todo esse conhecimento e acredito que a nossa prática em sala de aula vai melhorar bastante”, pontuou a professora.

Como nasceram os EREAs

Os EREAs nasceram em 2009, ano no qual comemoramos o Ano Internacional da Astronomia. A OBA tem mantido a realização dos EREAs, pois considera os mesmos um instrumento muito útil à capacitação e atualização dos professores. Os EREAs são sempre realizados sob a responsabilidade dos organizadores locais, mas sempre com a orientação e apoio financeiro (parcial) da OBA.

erea alunos