ICSA: Curso de jornalismo recebe equipamentos para laboratórios de Rádio e TV

• Publicado: Sexta, 05 de Abril de 2019, 10h07
  • Última atualização em Segunda, 08 de Abril de 2019, 22h07

laboratório de jornalismo 1Já estão prontos para uso os novos equipamentos dos laboratórios de Radiojornalismo e Telejornalismo do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). A montagem dos equipamentos foi realizada ontem (3), em uma ação conjunta do Centro de Tecnologia da Informação (CTIC) e da Assessoria de Comunicação (Ascom) da universidade.

Os laboratórios contam com equipamentos modernos de áudio e vídeo, a exemplo de câmeras de vídeo e fotográficas, teleprompter, microfones, mesas de som, monitores de vídeo, entre outros itens essenciais para a produção audiovisual.

A estrutura vai atender às ações de ensino, pesquisa e extensão envolvendo os alunos do Instituto, em especial, os alunos do curso de Jornalismo, que teve sua primeira turma no segundo semestre de 2018. Os recursos, na ordem de R$ 500 mil, para a compra de equipamentos e obras civis dos laboratórios, são provenientes da emenda parlamentar do senador Flexa Ribeiro.

De acordo com o técnico em audiovisual da Ascom, Patrício Rocha, “com esses laboratórios, o curso de jornalismo da Unifesspa passa a ter uma estrutura completa e moderna, tanto do ponto de vista estrutural, quanto de equipamentos”. O técnico destacou ainda a qualidade das adequações feitas pela Secretaria de Infraestrutura da Unifesspa na estrutura que abriga os laboratórios, como o isolamento acústico e os espaços para gravações.

WhatsApp Image 2019 04 03 at 19.34.05Além dos laboratórios de Rádio e TV, o curso também está em fase de implantação do laboratório de fotografia, que contará com máquinas de última geração e vai oportunizar que as atividades dos discentes possam contemplar aulas práticas que fortaleçam o processo de aprendizado dos graduandos.

Para a coordenadora do curso de jornalismo, Janine Bargas, "a montagem de parte dos equipamentos nos laboratórios é um passo muito importante para este que ainda é um curso em fase de nascimento".

Janine ressaltou que os laboratórios terão funcionamento pleno com a chegada de outros equipamentos e com equipe técnica qualificada para a operação, junto com professores e alunos. "Os laboratórios são parte dos aspectos mais marcantes do curso, tendo em vista as especificidades da formação em diversas linguagens jornalísticas, além do auxílio nas atividades de extensão e pesquisa", declarou.