Sustentabilidade e inovação: Sistema de energia solar é inaugurado em Xinguara

• Publicado: Terça, 02 de Abril de 2019, 23h28
  • Última atualização em Quarta, 03 de Abril de 2019, 10h09

captura2

Já está em funcionamento a usina de produção de energia solar fotovoltaica do campus da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) em Xinguara. A cerimônia de inauguração foi realizada ontem (1) e contou com a presença da administração superior da universidade, lideranças políticas locais e do congresso, além da comunidade acadêmica.

Resultado de um extenso trabalho de pesquisa, a instalação da usina é parte de uma série de projetos que também inclui ações de retrofit nos equipamentos e materiais elétricos de toda a Unifesspa. Com capacidade média de produção de cinco mil Kwh/mês, a usina conta com 140 painéis fotovoltaicos, fornecedores da energia que será convertida e utilizada no sistema elétrico da instituição.

Além de diminuir os custos com eletricidade, a expectativa é de que, com essa ação, a universidade possa ajustar seu orçamento, que vem diminuindo, garantindo a manutenção das atividades de ensino, pesquisa e extensão. A produção excedente de energia poderá ser vendida a concessionária de energia e o valor descontando na fatura. Com a inauguração, a Unifesspa é a primeira universidade do norte do país a investir nesse tipo de energia, considerada ecologicamente limpa.

DSC 0422A aquisição do conjunto de placas de captação solar foi possível com a destinação de verbas de emendas da bancada paraense, contando com indicações do então deputado federal Zé Geraldo, para as ações nos municípios de Xinguara e Rondon do Pará, e do senador Paulo Rocha, para as ações em Marabá.

A cerimônia de inauguração teve início com a apresentação do projeto, pelo secretário da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) da Unifesspa, Lucas França. Ele explicou como está atualmente o consumo de energia da Unifesspa, elencando as ações do projeto “Sinfra: eficiência energética”, além das próximas que estão em estudo.

Após a apresentação, teve início os pronunciamentos das autoridades. O reitor da Unifesspa, Maurilio de Abreu, pontuou os esforços das lideranças regionais na defesa da Unifesspa, por entender a importância e impacto da universidade na região. “Nossas vitórias têm sido condicionadas ao entendimento desta região de que é preciso investir no ensino público, garantindo que cresçamos e sigamos inovando”, disse.

Em sua fala, o ex-deputado Zé Geraldo defendeu que bancada paraense precisa priorizar os investimentos na educação, garantindo também a destinação de emendas individuais. Zé Geraldo falou ainda sobre a importância de se repensar a matriz energética na Amazônia, afirmando que esse debate deve estar nas universidades e escolas. “Que bom que a Unifesspa tem condições de difundir e assessorar quem tem interesse em instalar essa tecnologia em suas propriedades”, ressaltou.DSC 0520

O deputado Airton Faleiro classificou como fantástica a iniciativa de colocar um sistema solar para fornecer energia na instituição. Faleiro aproveitou a oportunidade para reforçar o compromisso com a região. “A Unifesspa é instrumento de transformação da socioeconomia regional e nós do Parlamento temos que entender que as universidades merecem nossa dedicação. Continuaremos empenhados com a destinação de recursos da bancada para a educação superior”.

O prefeito de Xinguara, Osvaldo de Oliveira, falou sobre a importância desse investimento. “Hoje nós estamos comemorando essa importante conquista para Xinguara, que representa uma transformação e mostra que estamos no caminho certo”. O prefeito garantiu que continuará buscando mais recursos, principalmente emendas para a construção do hospital veterinário, que segundo ele, é o grande foco de agora.

“Muito obrigado a todos que contribuíram para que a educação em nosso país possa ter qualidade e dignidade”, declarou o representante dos discentes do IETU, o acadêmico Leonardo Figueiredo Garcia.

Destaque usina xinguara 2