Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Unifesspa recebe Selo OAB Recomenda durante Calourada de Direito

  • Publicado: Quarta, 20 de Março de 2019, 15h35
  • Última atualização em Quinta, 21 de Março de 2019, 16h26
  • Acessos: 4574

 MG 1011Na tarde do último dia (19) houve a entrega do selo OAB Recomenda ao curso de Direito da Unifesspa, com a presença dos conselheiros da OAB, estudantes de Direito das turmas de 2015, 2017 e Frei Henri des Rosiers, calouros, professores do curso, servidores, equipes de imprensa e do reitor Prof. Dr. Maurílio de Abreu Monteiro.

"É um orgulho enorme poder chegar e ver a Unifesspa recebendo o Selo de Qualidade OAB Recomenda. Nós ingressantes 2019 entendemos que Universidade faz a diferença em nossa região e, por isso, esse reconhecimento. Sabemos que estamos em boas mãos e que temos ensino de qualidade. Isso nos tranquiliza e nos motiva a seguir em frente", disse o calouro do curso de Direito Kewin Damasceno.

"Essa é a quarta vez que a Unifesspa recebe o Selo da OAB Recomenda. Nós não só temos a aprovação do nosso curso de Direito no Exame da Ordem, mas nas avaliações do MEC. Isso é muito importante para nós porque mesmo disputando com mais de mil cursos em todo Brasil, fomos agraciados em ser a 4º Universidade do estado do Pará a receber essa comenda. Revela a qualidade do trabalho quem vem sendo desenvolvida e o compromisso de todas as instâncias da Unifesspa, buscando sempre a excelência da nossa Universidade e acredito que estamos cumprindo isso com louvor”, destacou o diretor do Instituto de Estudos em Direito e Sociedade (IEDS/Unifesspa) - Prof. Dr. Jorge Luís Ribeiro dos Santos.

"É uma emoção ímpar estar nesse evento. A gente mostra para sociedade que é possível termos uma Universidade pública, gratuita, democrática e de excelência. Menos de 9% das universidades recebem essa comenda. O Selo OAB Recomenda é um atestado de qualidade e de excelência do ensino jurídico que o Conselho Federal da OAB outorga à Unifesspa. Enquanto diretor da Faculdade de Direito eu fico muito honrado e feliz de saber que todos nós dentro da Universidade estamos nos empenhando para fazer a melhor preparação jurídica que esses alunos possam ter. O Selo da OAB Recomenda é um retrato do legado de qualidade jurídica que estamos deixando para região e a certeza de que estamos no caminho certo. Chegar ao topo é fácil, mas manter, é difícil. O recebimento da comenda revela que nós não estamos acomodados, mas que estamos buscando melhorar a cada dia e eu fico muito feliz com isso", concluiu o diretor da Faculdade de Direito (Fadir) - Prof. Me. Hirohito Diego Athayde Arakawa. MG 1032

Para o reitor da Unifesspa é um reconhecimento importante e denota uma indicação muito concreta que a Universidade pública é relevante e de qualidade. "Os estudantes que ingressam em nossos cursos têm a certeza de poder contar com um ambiente e com professores que lhe proporcionarão excelente formação. O curso de Direito é reconhecido não somente pelo MEC, mas reiteradamente pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Ficamos felizes porque indica ainda que os filhos dos mais pobres podem ter acesso ao ensino de qualidade, podendo modificar não só a sua vida, mas de toda a nossa região", argumentou.

Selo OAB Recomenda

O Selo OAB Recomenda foi instituído em 2001 e em 2018, chega à sua sexta edição, na esteira dos dedicados trabalhos da Comissão Especial para Elaboração do Selo OAB Recomenda – Gestão 2016/2019, presidida pelo eminente Conselheiro Federal Felipe Sarmento Cordeiro, Secretário-Geral deste Conselho Federal. 

Combinando dois critérios – o desempenho no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade/Inep) e o índice de aprovação no Exame de Ordem, representa um reconhecimento público da qualidade de graduações em Direito no Brasil. Nesta edição, dos 1.212 cursos que atenderam às exigências para participar da pesquisa, foram somente 161 os premiados com o Selo, evidenciando os efeitos deletérios da referida abertura indiscriminada. O Selo, por conseguinte, constitui um verdadeiro serviço público prestado à sociedade pela OAB. É, acima de tudo, um manifesto em defesa da cidadania brasileira, que será mais fortalecida na proporção em que mais capacitados forem os profissionais encarregados de defender seus direitos. 

 MG 1033Mesa de Autoridades

A Mesa de Autoridades foi composta pelos conselheiros da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Marabá – advogados Fernando Pacheco, Aracélia Vieira, Cláudia Chini, Adebral Favacho, Juliane Lima, Fanny Silva, o presidente da OAB – Subseção de Marabá - Ismael Gaia, além do diretor da Faculdade de Direito da Unifesspa – Prof. Me. Hirohito Diego Athayde Arakawa, Prof. Me. Marco Alexandre da Costa Rosário, Prof. Dr. Jorge Luís Ribeiro dos Santos e o reitor da Unifesspa Prof. Dr. Maurílio de Abreu Monteiro.

III Semana do Calouro de Direito

Numa tradição iniciada pela turma do curso de Direito da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) de 2015, a “III Semana do Calouro de Direito” foi realizada nos dias 18 e 19 de março – abordando o tema: “Além das fronteiras: o direito no mundo”, na qual foram apresentados assuntos relevantes afetos aos sistemas jurídicos e suas diferentes maneiras de aplicação no Brasil e em alguns outros países.

A organização do evento ficou a cargo da turma de Direito 2018 que, na ocasião, realizou ainda o sorteio do livro intitulado: Justiça: o que é fazer a coisa certa, do autor Michael J. Sandel. A caloura sorteada e ganhadora da obra é Yasmim Évilym.

Mais do que um simples ato de boas-vindas, a cerimônia objetivou proporcionar aos ingressantes o conhecimento acerca da estrutura e organização da nova realidade a qual eles estarão integrados nos próximos cinco anos de curso, bem como das possibilidades e horizontes profissionais enquanto egressos do curso de Direito, além de orientações sobre a organização da vida acadêmica e possibilidades que a vida universitária oferece.

Durante os dois dias de evento de recepção aos calouros de Direito, os novos alunos participaram de uma programação que contou com diversas palestras temáticas, apresentação do Centro Acadêmico (C.A), da Atlética de Direito “Juriscopata”, apresentação da Lex Norma, tiveram informações sobre estágios, monitoria, mesa-redonda sobre retratando o papel do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (Naia/Unifesspa), Inclusão e Direitos da Pessoa com Deficiência, aprenderam mais sobre o papel institucional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além da palestra ministrada pelo reitor da Unifesspa “Função social da Universidade: o papel da Unifesspa como promotora do desenvolvimento da região sudeste do Pará”. MG 1033

 

Fim do conteúdo da página