Calourada 2019: Oficina discute emoções e desafios no início da vida universitária

• Publicado: Segunda, 18 de Março de 2019, 17h00
  • Última atualização em Terça, 19 de Março de 2019, 12h31

IMG 0794Logo que viu a relação de oficinas ofertadas na programação da Calourada 2019, a estudante Letícia Lemos, caloura de Ciências Sociais, não teve dúvida: garantiu uma vaga na oficia ofertada pelo curso de Psicologia da Unifesspa. Com o título “Universitário(a): e agora?”, a proposta era promover a escuta dos alunos e proporcionar um momento de reflexão sobre as emoções, diante do novo desafio de entrar numa universidade pública.

“Fizemos um momento de acolhimento e escuta para que eles pudessem reconhecer suas emoções, colocando-as em perspectiva. São emoções como medo, angústias, comuns diante do novo desafio de ingressar numa universidade”, explicou o professor Normando Viana, doutor em Psicologia Cognitiva, que ministrou a oficina em conjunto com a professora Lúcia Cavalcante, doutora em Psicologia do Comportamento.

Com uso de técnicas específicas, os professores estimularam os novos estudantes a falarem abertamente sobre os sentimentos, expressando-se por meio da escrita, da música e do desenho. Ao final da atividade, os alunos puderam perceber a mudança nas emoções, expressando um novo sentimento, revelando-se mais seguros, determinados e motivados.

“Foi maravilhoso. Eu me surpreendi e fiquei muito feliz. Foi importante pra nos dar segurança, aumentar a confiança dentro de nós”, comentou a caloura Leticia Lemos. Quem também fez questão de expressar os efeitos da oficina foi a estudante de História Ayllanna Santos. “Eu cheguei me sentindo um pouco perdida, com medo. Mas os momentos proporcionados me fizeram sair daqui confiante e aliviada. Foi muito legal!”, comemorou.

IMG 0802Para a professora Lúcia Cavalcante e atual coordenadora do curso de Psicologia, o resultado da oficina foi bastante positivo. “Foi uma experiência muito interessante. É muito gratificante vê-los saindo daqui motivados e animados, prontos para mais um etapa a ser vivida”, comentou.

Mais de 20 alunos participaram da oficina, que chegou a receber uma lista de espera. Esta foi a primeira vez que a Calourada ofertou uma oficina com a temática voltada para as emoções e o comportamento humano. Outras oficinas foram ofertadas com temas diversos e relevantes para auxiliar os novos calouros Unifesspa neste momento de ingresso na universidade.