Rondon do Pará: Calourada acolhe novos estudantes no ICSA

• Publicado: Quinta, 14 de Março de 2019, 16h00
  • Última atualização em Quinta, 14 de Março de 2019, 16h01

Calourada ICSA 3Cerca de 100 calouros dos cursos de Jornalismo, Administração e Contabilidade foram recebidos esta semana no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em Rondon do Pará.

Nos dias 11 e 12 os novos estudantes foram recepcionados pela equipe técnica, alunos veteranos e corpo docente do ICSA que juntos desenvolveram a programação para o acolhimento deles.

Rodas de conversa, conferência, palestras e brincadeiras contemplaram a programação. De acordo com o coordenador de Assuntos Acadêmicos, Tiago de Souza Araújo, a universidade tem trabalhado muito para ofertar um ensino de qualidade aos discentes. “Mesmo sendo uma universidade nova, de cinco anos, é possível observar a qualidade dos docentes. Aqui no campus de Rondon temos docentes altamente qualificados, em nível de doutorado e pós-doutorado. Apresentamos um quadro de cerca dez professores por curso. Isso é resultado do investimento na infraestrutura dos campi fora de sede, ou seja, fora de Marabá”, comenta Araújo.

Calourada ICSA 1A entrada de estudantes provenientes de diferentes culturas é uma das características da Unifesspa. Vindo da Ilha do Marajó para cursar Jornalismo, Maria Clara Maia, de 18 anos, comenta que a realidade é bem diferente do seu município de origem, mas está disposta a ingressar nessa nova experiência da vida universitária. “Sempre tive o auxílio dos meus pais e estar distantes deles tem causado um grande impacto, pois são pessoas diferentes, costumes diferentes. Estou totalmente aberta para aprender coisas novas e conhecer melhor o curso e tudo o que venha acrescentar na minha vida”, observou a caloura.

Com planos para o futuro, a caloura de Administração, Kássia Beatriz Lima, relata que sonhava em ser aprovada na federal e agora está dando esse orgulho aos seus familiares. “Administração não era minha primeira opção, entretanto, minha mãe começou a montar a empresa dela e, visando ajudá-la no futuro, resolvi ingressar no curso”, relatou a aluna.

Duas palestras foram ministradas durante a programação. A primeira sobre “Fake News e o contexto sociopolítico do Brasil atual”, proferida pelo professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Lucas Reino que mostrou como as notícias falsas podem influenciar a sociedade. Já a palestra “Desafios da vida acadêmica na perspectiva da estabilidade emocional”, com a psicóloga Luana Cabette expôs dicas que contribuem com o bem estar dos alunos durante sua vida acadêmica.