Professor da Unifesspa defende tese inédita sobre Neurociência e Educação Matemática

• Publicado: Terça, 12 de Março de 2019, 11h31
  • Última atualização em Terça, 12 de Março de 2019, 11h31

Tese NeurociênciaNa última segunda-feira (11), no Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA), foi realizada a defesa de tese do professor Marcos Guilherme Moura Silva - do Instituto de Ciências Humanas e respectiva Faculdade de Educação do Campo da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Ele abordou acerca dos “Mecanismos Subjacentes da Ansiedade Matemática no Sistema Nervoso Autônomo: uma análise da Variabilidade da Frequência Cardíaca, Desempenho Matemático e Função Executiva em Crianças Escolares. A tese foi orientada pelos Professores Dr. João Bento Torres Neto (ICB/UFPA) e Dr. Tadeu Oliver Gonçalves (IEMCI/UFPA).

A produção acadêmica e científica buscou a interface entre a área de Neurociência e de Educação Matemática, integrando aspectos emocionais, cognitivos e fisiológicos e seus impactos na aprendizagem matemática, abrindo caminhos para uma nova linha investigativa no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFPA e também nas pesquisas a serem desenvolvidas no âmbito da Unifesspa, contribuindo com sua missão institucional de produzir, socializar e transformar o conhecimento na Amazônia.

A pesquisa é pioneira no âmbito do PPGECM/UFPA a discutir aspectos neurobiológicos relacionados ao ensino-aprendizagem de matemática e traz resultados inéditos para a comunidade científica que poderão orientar e ser implementados na prática dos professores que ensinam matemática.

A banca examinadora foi constituída pelos professores Dr. Cristovam Diniz (ICB/UFPA), Drª Natali Valim (ICS/UFPA), Dr. Bruno Gomes (ICB/UFPA) e Dr. Iran Abreu Mendes (IEMCI/UFPA).