Alunos de Saúde Coletiva vão colar grau nesta terça-feira

• Publicado: Segunda, 25 de Fevereiro de 2019, 11h31
  • Última atualização em Segunda, 25 de Fevereiro de 2019, 15h21

Colação de grau Saúde ColetivaNesta terça-feira (26), no Auditório da Unidade II, às 19 horas, os alunos do curso de bacharelado em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) vão colar grau e pronunciar seu juramento perante à sociedade de Marabá e região quanto à exercer a profissão de sanitarista, com dedicação, zelo e honradez, seguindo os preceitos da ética, respeitando e defendendo os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde. Vão prometer ainda, atuar com responsabilidade e autonomia em prol dos interesses e dos direitos da população, compromissados com o aperfeiçoamento e a consolidação das políticas públicas de saúde, desempenhando suas competências e habilidades de forma crítica e construtiva, fundamentado nas ideologias do campo da saúde coletiva.

A cerimônia será de festa e alegria e contará com a presença dos professores e técnicos da instituição, familiares e amigos dos formandos, além da diretora da Faculdade de Saúde Coletiva (FASC) e Coordenadora do Curso de Saúde Coletiva -  Priscila da Silva Castro e o reitor Prof. Dr. Maurílio Monteiro.

Conheça um pouco sobre o curso: O curso de Saúde Coletiva é uma das graduações da área da saúde. Se você se interessa por temas como qualidade de vida da população e políticas públicas de saúde, então o curso pode ser uma ótima opção de carreira.

O curso de graduação em Saúde Coletiva da Unifesspa foi o primeiro a ser ofertado no Estado do Pará e, compromissado com o desenvolvimento econômico e social da região do Sul e Sudeste do Pará, representa uma importante estratégia para a ampliação do número de profissionais aptos a atuar na área da saúde, propondo um novo modo de organização do processo de trabalho em saúde que enfatiza a promoção da saúde, a prevenção de riscos e agravos, a reorientação da assistência a doentes e a melhoria da qualidade de vida, privilegiando mudanças nos modos de vida e nas relações entre os sujeitos sociais envolvidos no cuidado à saúde da população.

O objetivo do curso é formar profissional com visão interdisciplinar de planejamento, organização e gerenciamento de serviços de saúde; fortalecer o sistema de saúde da região amazônica e o sistema de cuidado dos povos que constituem o território; além de formar o profissional compromissado com a pesquisa, produção de conhecimentos e o fortalecimento da saúde coletiva.