Nucli: Aberto Processo Seletivo para contratação de professores de Inglês

• Publicado: Quinta, 21 de Fevereiro de 2019, 16h50
  • Última atualização em Quinta, 21 de Fevereiro de 2019, 22h53

NucliQuem nunca deu muita atenção para a língua estrangeira, começa a dar agora. Isso porque quase todos os vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) contêm provas de inglês e o aluno deve tirar uma nota boa tanto nela como nas provas de matemática, português, física, química. Para que esses alunos possam aprender inglês precisam de professores preparados e capacitados.

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) divulgou nesta quinta-feira (21), o cronograma e demais procedimentos relativos ao Processo Seletivo Simplificado para a contratação de professores de língua inglesa para atuar no Núcleo de Línguas do Programa IsF (NucLi-IsF) da Unifesspa.

O Processo Seletivo Simplificado é subordinado ao Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) da Secretaria de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação (MEC), com a finalidade de propiciar a formação inicial e continuada e a capacitação em idiomas de estudantes, professores e corpo técnico-administrativo das instituições de ensino superior (IES), de professores de idiomas da rede pública de educação básica, bem como a formação e a capacitação de estrangeiros em língua portuguesa, contribuindo para o desenvolvimento de uma política linguística para o país.

Dentre as ações do Programa IsF está a oferta de cursos presenciais de idiomas a alunos com perfil para participar do processo de internacionalização do ensino superior nas IES credenciadas para atuarem como NucLi-IsF, visando prepará-los para os exames de proficiência exigidos pelas Universidades estrangeiras e para experiência sociolinguística-cultural no processo de internacionalização.

A remuneração do candidato selecionado neste Processo Seletivo Simplificado será proveniente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por intermédio de uma bolsa mensal com valor equivalente ao da bolsa de Mestrado, com duração de 12 meses e possibilidade de renovação por igual período.

Serão oferecidas 2 vagas – sendo 01 vaga efetiva e 01 vaga para cadastro reserva. O prazo de validade do Processo Seletivo Simplificado é de um ano. As inscrições serão realizadas exclusivamente na Coordenação do NucLi-IsF da Unifesspa, localizada no 1º andar do Instituto de Linguística, Letras e Artes (Illa), das 10h do dia 11 de março de 2019 até às 18h do dia 29 de março de 2019.

Perfil do candidato

Para este processo seletivo o perfil do candidato são alunos da instituição matriculados nos cursos de Licenciatura em Letras - Inglês; alunos de outras instituições matriculados nos cursos de Licenciatura em Letras - inglês que possam atuar presencialmente nas atividades semanais do NucLi; alunos da instituição matriculados em Programa de Pós-Graduação em Letras, Linguística ou Linguística Aplicada, desde que apresentem graduação em Letras Inglês; alunos de outras instituições matriculados em Programa de Pós-Graduação e Pós-Graduação em Letras, Linguística ou Linguística Aplicada, desde que apresentem graduação em Letras-Inglês; além de profissionais licenciados em Letras Inglês.

Para recebimento de bolsas Capes o candidato não poderá ter vínculo empregatício. O resultado da prova didática será divulgado no dia 20 de maio na Coordenação do NucLi-IsF Unifesspa. Para mais informações, acesse o edital completo por meio do link: https://bit.ly/2Se6jiF