Unifesspa e Exército firmam parceria e certificam soldados no curso de inglês

• Publicado: Terça, 19 de Fevereiro de 2019, 16h23
  • Última atualização em Terça, 19 de Fevereiro de 2019, 16h30

Exercito 0991

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) realizou ontem (18) a entrega de certificados de conclusão do curso de Inglês Básico aos alunos do Exército. Foram 32 concluintes certificados, que cumpriram a carga horária de 60 horas. O curso é uma das contrapartidas do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Unifesspa e o Comando da 23ª Brigada de Infantaria de Selva em 2015.

O subprojeto intitulado Ensino de Língua Inglesa à Nível Básico integra o “Projeto Tauari Vivo! Restauração florestal com Sistemas Agroflorestais” e tem como principal objetivo desenvolver habilidades de compreensão e produção em língua inglesa à nível básico para o grupo de jovens em treinamento no Exército de Marabá com o intuito de buscar a proficiência da língua inglesa. Até o momento, foram ofertadas aulas para 03 turmas com 45 integrantes do Exército.

Compuseram a mesa solene o reitor da Unifesspa, prof. Maurílio de Abreu Monteiro; o comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, general de Brigada Eugênio Pacelli Vieira Mota; o ChEM da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, coronel Geraldo Pereira de Almeida Neto; e o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex) e coordenador do Projeto Tauari Vivo, prof. Diego de Macedo Rodrigues.

Exercito 1033

O sargento Nélio Munhoz Nunes, agradeceu a oportunidade de oferta do curso, destacando o quanto a parceria engrandece as duas instituições. “Para nós militares de carreira o aperfeiçoamento em uma nova língua abre novos horizontes e nos traz grandes oportunidade. Para nossos cabos e soldados é de grande valia, pois agregará muito para o mercado de trabalho”, disse.

Já o pró-reitor da Proex, Diego de Macedo Rodrigues, ressaltou a relevância do diálogo da extensão universitária com a sociedade. “O projeto surge com a necessidade de nós, como instituição pública, cuidarmos dos nossos patrimônios naturais, como as águas e florestas. Por isso, acreditamos na importância do projeto e desejamos que ele continue com várias outras ações”.

Em seu pronunciamento, o comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, general Eugênio Pacelli Vieira Mota, frisou que a parceria entre as instituições deve ocorrer não somente em nível institucional, mas no nível de integração da comunidade.

O reitor da Unifesspa destacou as ações frutos do o acordo de colaboração, como os levantamentos faunísticos e a recomposição florestal da área adjacente ao rio Tauari. “Ações como o plantio de 900 mudas de árvores às margens do Tauarizinho são simbólicas e nos possibilitarão ver, daqui a algum tempo, o quanto foi importante todos nossos esforços hoje”. Monteiro defendeu ainda a busca de novas alternativas de colaboração a longo prazo, que promovam benefícios à sociedade e ao meio ambiente.

Exercito 1049b