Diálogo: “Unifesspa de Todos Nós” é realizado em São Félix do Xingu

• Publicado: Segunda, 18 de Fevereiro de 2019, 19h53
  • Última atualização em Terça, 19 de Fevereiro de 2019, 17h50

UDTN Sao Felix 0565O Programa da Reitoria da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará “Unifesspa de Todos Nós” foi realizado no Campus Universitário de São Félix do Xingu na última sexta-feira (15). A inciativa tem como principal objetivo fortalecer o diálogo e a integração na universidade, construindo uma Unifesspa mais integrada e cada vez melhor. Os servidores do Instituto de Estudos do Xingu (IEX) tiveram então a oportunidade de democraticamente apresentarem suas demandas à equipe diretiva da Unifesspa.

O reitor, Prof. Dr. Maurílio Monteiro, argumentou que o “Unifesspa de Todos Nós” é um projeto estratégico. “Integrar a universidade, consolidar um sistema mais unido e coeso, é indispensável para quem quer crescer. Nosso maior desejo é fazer da Unifesspa uma universidade melhor para os estudantes, técnicos e docentes. Por isso é muito importante estabelecer uma política de desenvolvimento institucional integrada para que possamos enfrentar os desafios e assegurar uma posição de protagonista no cenário da Educação Superior na região sul e sudeste do Pará”, explicou.

Houve a apresentação dos servidores da Unifesspa de Marabá (sede) e de seus respectivos setores de atuação. O reitor apresentou à marca da Unifesspa recém-aprovada pelo Conselho Universitário da Unifesspa. Um vídeo elaborado pela Assessoria de Comunicação foi exibindo mostrando os bastidores do trabalho de criação da nova marca da Unifesspa.

Monteiro apresentou também o projeto de construção da sede própria do Campus Universitário de São Félix do Xingu, destacando a dimensão e o que pode ser feito naquela área, localizado no Loteamento Cidade Nova.

Demandas apresentadas

UDTN Sao Felix 0493Entre as demandas apresentadas pelos alunos do de Estudos do Xingu (IEX) estão a catalogação de livros novos para que sejam utilizados ainda no início das aulas do próximo período letivo e a entrega de nove microscópios. Os estudantes também tiraram dúvidas sobre o pagamento das bolsas do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). O reitor garantiu que a Universidade já cumpriu todas as suas responsabilidades junto ao Pronera, e, que agora, estão aguardando a liberação dos recursos para a efetivação do pagamento dessas bolsas.

A professora do curso de Ciências Biológicas Ananza Rabello solicitou treinamento na área de compras. O representante da Pró-reitoria de Administração Rayson Wilber Almeida Vieira falou que o treinamento sobre Contratos e Convênios será viabilizado por ocasião da capacitação dos servidores quanto ao processo eletrônico na Unifesspa, ainda este semestre.

“A presença da administração superior da Unifesspa aqui no campus é importante porque temos a oportunidade de entender diversos processos que permeiam a Universidade. Eu ainda não consegui acessar os auxílios mas, agora, entendi os caminhos que devo percorrer e seguirei em frente”, observou o aluno Luan Felipe Farias do curso de licenciatura em Ciências Biológicas.

Expansão da rede sem fio

O diretor do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação da Unifesspa (CTIC) Vítor Castro informou aos servidores (docentes e técnicos) além dos alunos presentes que a Unifesspa vai promover a expansão da cobertura da rede sem fio (Wi-fi) no campus através da aquisição de novos equipamentos. Informou ainda que o campus receberá 40 novos computadores, nobreaks, monitores de temperatura, além de equipamentos de processamento de dados e desumidificadores para o novo laboratório de Informática.

O aluno do curso de Letras – Pronera – Hernandes Silva agradeceu a presença da equipe da Administração Superior da Unifesspa por terem se colocado à disposição quanto ao esclarecimento de dúvidas, além de possibilitar a todos do campus a oportunidade de sugerir, questionar e até reclamar, destacando a importância de uma Universidade participativa e democrática.

A diretora do Instituto de Estudos do Xingu (IEX) Elaine Dias também agradeceu a presença de todos e observou que “estreitar os laços junto aos campi é importante para alcançarmos o crescimento da Unifesspa”, concluiu a diretora.