Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Consolidação: Obras do Campus Universitário de São Félix do Xingu são iniciadas

  • Publicado: Segunda, 18 de Fevereiro de 2019, 19h18
  • Última atualização em Terça, 19 de Fevereiro de 2019, 09h28
  • Acessos: 4644

Pedra Fund Xingu 0868Um momento histórico e marcante. Foi assim que o estudante Wenceslau Costa Neto definiu a solenidade de lançamento da Pedra Fundamental do Campus da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, em São Félix do Xingu. Representando os estudantes do Instituto de Estudos do Xingu (IEX), ele falou da emoção de testemunhar o início das primeiras obras da sede própria. “Alguém um dia resolveu sonhar, acreditar e, esse sonho, envolveu pessoas - resultando num grande benefício para todos nós. Como cidadão e morador de São Félix do Xingu, além de aluno da Unifesspa eu posso dizer que estou muito feliz e realizado hoje”, disse.

A solenidade foi realizada no último sábado (16), na Avenida Norte Sul – Loteamento – Cidade Nova, local onde até o final do ano, a Unifesspa contará com prédio próprio, ofertando cursos de graduação, pós-graduação e extensão, atendendo à demanda reprimida por ensino superior na própria cidade e em localidades vizinhas, como Tucumã, Ourilândia do Norte, Cumaru do Norte e Água Azul do Norte. 

Prestigiado por diversas autoridades locais, o lançamento foi marcado por alegria e o sentimento de realização. “A chegada da Unifesspa em São Félix do Xingu é um marco inicial e muito importante para a educação do nosso município. Por diversas vezes, muitos pais tinham que levar seus filhos para estudar em outros estados, acarretando num custo elevado para eles. E a palavra de hoje que eu expresso aqui é gratidão – gratidão a Deus e a todos os envolvidos no processo de implantação e consolidação da Unifesspa em São Félix do Xingu”, disse o secretário municipal de Educação, Alexo Barros.

Pedra Fund Xingu 0851

Para o reitor da Unifesspa, Maurílio de Abreu Monteiro, o lançamento da pedra fundamental é a consolidação de um projeto que conta com uma estrutura física capaz de corresponder ao trabalho que vem sendo realizado pelos docentes, técnicos e discentes que já se estabelecem em São Félix do Xingu. "Os próximos passos são o de avançar rapidamente na construção de novas estruturas e aquisição de mais equipamentos que vão subsidiar o ensino, a pesquisa e a extensão no Município. A ideia é construir mais 3 outros prédios, incluindo uma área de convivência. Vamos em busca de recursos para que a gente possa continuar crescendo de forma sólida e sustentável”, adiantou.

A representante do deputado federal Hélio Leite – Viviane Cunha, relembrou o início do sonho de implantação do Campus Universitário da Unifesspa em São Félix do Xingu e destacou a atuação do parlamentar para que os recursos para a obra fossem garantidos. "O deputado está feliz por essa concretização de um esforço da esfera parlamentar. Ano passado, ele intermediou a liberação desses recursos junto ao ministro da Educação e quem ganha com essa atuação política é a sociedade do sul e sudeste paraense", disse.

A vereadora Gérsica Magalhães, representando a Câmara Municipal, ressaltou que foi pelos alunos que fizeram todos os esforços para que o sonho de implantação da Unifesspa se tornasse realidade e deixou seu agradecimento aos diversos atores envolvidos no projeto, permitindo a consolidação da Unifesspa na região. 

“A partir do momento que o Município conseguiu fazer essa parceria com a Unifesspa na legalização da documentação e na doação do terreno o resultado é isso aqui hoje – o começo da obra e o lançamento da pedra fundamental. Esse é um grande sonho dos pais, dos estudantes que ansiavam em ter um Campus Universitário no Município. Para mim é uma grande alegria como mãe, como avó que possivelmente terei um neto fazendo um curso superior aqui”, destacou a prefeita de São Félix do Xingu Minervina Barros. 

O Campus Universitário da Unifesspa em São Félix do Xingu será construído numa área de 1.540,55m2 e contará com cinco salas de aula, miniauditório, biblioteca, laboratório de informática, laboratório de engenharia, salas para professores, salas administrativas para a Coordenação e Direção Geral do Instituto de Estudos do Xingu (IEX). O representante da Secretaria de Infraestrutura da Unifesspa (Sinfra), William Silva, garantiu que cada centavo público investido será fiscalizado para que a obra seja entregue com excelência a toda comunidade de São Félix do Xingu. 

A diretora do Instituto de Estudos do Xingu (IEX), Elaine Dias, afirmou que o maior objetivo da Unifesspa é facilitar e ampliar o acesso da população que reside no município e nos arredores dele o acesso ao ensino superior de qualidade. "Nós já temos quatro anos em São Félix do Xingu e ver o início dessa obra simboliza a consolidação e o fortalecimento da Unifesspa na região. Com esse novo espaço, nós vamos poder desenvolver de uma forma mais satisfatória nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão, atendendo melhor as demandas da nossa comunidade acadêmica”, explicou a diretora. O Loteamento Cidade Nova (entrada pela PA-279) está em processo de urbanização. A localização do Campus é para facilitar o deslocamento dos estudantes da Unifesspa.

Autoridades presentes

A solenidade que marcou o lançamento da pedra fundamental da sede do Campus Universitário de São Félix do Xingu e que consolida a expansão da Unifesspa na região contou com a presença da prefeita de São Félix do Xingu Minervina Barros, a representante do deputado federal Hélio Leite – Viviane Cunha, a vereadora Gérsica Magalhães representando o presidente da Câmara Municipal Evaldo Oliveira, a diretora do Instituto de Estudos do Xingu (IEX) Elaine Dias, William Silva representando o secretário de Infraestrutura da Unifesspa – Lucas França e o aluno Wenceslau Costa Neto representando todos os alunos da Universidade, além de servidores (docentes e técnicos administrativos) da Unifesspa, secretários municipais de governo, vereadores e a comunidade local.

Pedra Fund Xingu 0784

Pedra Fund Xingu 0690 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página