Unifesspa promove palestra sobre planejamento urbano e regional

• Publicado: Quinta, 14 de Fevereiro de 2019, 13h02
  • Última atualização em Domingo, 17 de Fevereiro de 2019, 19h39
  • Acessos: 2067

plateiaDebater os desafios do planejamento urbano e as perspectivas oferecidas ao cursar uma pós-graduação. Foi com essa proposta que alunos, servidores e comunidade local se reuniram para acompanhar a palestra do coordenador da área de planejamento e desenvolvimento urbano da Capes, professor Clóvis Ultramari.

Realizada ontem, na unidade III da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), a palestra marca o início das atividades do programa de pós-graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano na Amazônia (PPGDAM), aprovado pela Capes no final ano passado.

O palestrante Ultramari afirmou que o objetivo da palestra é mostrar aos estudantes as possibilidades da pós-graduação e seus desafios. Já sobre o tema planejamento urbano, a intenção foi levantar questões que contribuam para produção de conhecimento, dando mais capacidade crítica à população sobre as políticas públicas existentes e as que precisam ser implantadas.

Para o estudante do 7º período de economia, Rowan Veras, a palestra ajudou a entender um pouco mais como funciona um programa de pós-graduação. “Sempre tive vontade de seguir além da graduação, por entender ser uma exigência e um diferencial no mercado. Esse curso de desenvolvimento urbano que vai abrir agora ajudará, principalmente, os alunos da região que não podem sair para estudar fora”, ressaltou.

clovisO coordenador do PPGDAM, professor Rafael Gonçalves, destacou que o programa ainda está em processo de implantação e que em breve deverá ser lançado o edital de seleção. “Na nossa região o planejamento e o desenvolvimento são palavres chaves para a gente não só entender nossos problemas, mas tentar resolvê-los com alternativas, programas, políticas públicas que possibilitem alternativas para a população”, disse.

Cindy Stella Fernandes, Pró-Reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit), ressaltou a satisfação em receber eventos desse porte e destacou o vasto campo de pesquisa que a região em que a Unifesspa está inserida tem para ser estudada.

Para a professora, mesmo sendo uma universidade nova, a Unifesspa já conta com um bom número de programas de pós-graduação em áreas de grande relevância. “Em 2019 queremos submeter mais propostas, com foco também nos campi fora de sede. Já temos três propostas para Xinguara, Rondon do Pará e Santana do Araguaia e estamos trabalhando em novas outras. Além de novos programas, a Propit também quer trazer pesquisadores externos para dialogar com a comunidade”, ressaltou.