Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Comunidade acadêmica de Santana do Araguaia participa de mais uma edição do Unifesspa de Todos Nós

  • Publicado: Segunda, 11 de Fevereiro de 2019, 16h58
  • Última atualização em Segunda, 11 de Fevereiro de 2019, 17h10
  • Acessos: 1668

DSC 0041bUma universidade democrática e atenta às demandas de sua comunidade. Foi com essa perspectiva que na última quinta-feira (7), no Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em Santana do Araguaia, foi realizada mais uma edição do “Unifesspa de Todos Nós”.

O encontro é promovido, semestralmente, em cada um dos cinco campi da universidade, oportunizando o debate e o fortalecimento de ações em busca de melhorias nos institutos e nos serviços prestados pela Unifesspa à sociedade. A ideia é apresentar os servidores que constroem a universidade, de maneira que eles possam ser acionados de forma rápida e eficiente.

Com a presença do reitor da Unifesspa, professor Dr. Maurílio de Abreu Monteiro e membros da Administração Superior (pró-reitorias e secretarias), alunos, técnicos e professores puderam dialogar sobre as questões e problemas do Instituto, externando suas demandas, encaminhando e recebendo orientações, visando soluções para melhoria das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Entre os principais apontamentos feitos pela comunidade acadêmica, esteve a necessidade de reavaliar a forma de ingresso dos alunos nos cursos, tendo em vista as dificuldades deles com as notas do Sisu, principalmente em redação.

Outra sugestão colhida foi a carência de cursos de língua inglesa, no âmbito do programa Inglês Sem Fronteiras (IsF), para os alunos do campus. Sobre essa demanda, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit) esclareceu que há interesse em ofertar o curso, mas que é preciso ajustar alguns impasses.

DSC 0083O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) trouxe como informe que a capacidade de internet do instituto deverá ser ampliada em breve, tão logo questões estruturais e técnicas sejam solucionadas. Também foi informado que até maio será implantado o processo eletrônico na Unifesspa, que possibilitará maior agilidade no fluxo dos documentos.

Já a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) informou sobre os editais disponíveis para os alunos participarem de eventos e atividades científicas, orientando que eles devem ficar atentos aos prazos e requisitos dos editais. Também foi destacado o calendário com os eventos da instituição.

Para o discente do curso de Matemática, Ruan Lion, que participa pela segunda vez do Unifesspa de Todos Nós, “é importante participar democraticamente desse momento, falando das nossas demandas e vencendo as barreiras de distância da sede”, disse.

A diretora geral do IEA, Elizabeth Kochhan, classificou como positivo o diálogo aberto com a comunidade para fazer a Unifesspa crescer e se desenvolver cada vez mais. “Tivemos menos críticas. Isso mostra o quanto a gente já cresceu e quanto a gente já resolveu os problemas que vão surgindo”, declarou.

O reitor Maurílio de Abreu defendeu a unidade entre os campi, com a troca de experiências e conhecimentos, no sentindo de fortalecer e integrar a Unifesspa. “É preciso consolidar esta Universidade não só na cidade, mas em toda a região. A sociedade tem um importante papel nessa missão”, ressaltou.

Lançamento da marca

Na ocasião da visita, foi apresenta à comunidade acadêmica, pela primeira vez, a marca que a Unifesspa adotará em breve. O professor do Instituto de Letras e Linguística (Illa), José Marcos Cavalcanti, foi convidado para explicar o processo e os conceitos que embasaram a construção da identidade visual.

A marca foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consun) no último dia 31 e terá seu lançamento oficial à comunidade ainda no mês de fevereiro. Um manual contendo todas as orientações sobre o uso da marca será formatado pela Assessoria de Comunicação (Ascom) e disponibilizado ao público. 

DSC 0045b

Fim do conteúdo da página