IETU: Unifesspa vai promover I Simpósio Nacional de Geografia Regional

• Publicado: Segunda, 11 de Fevereiro de 2019, 14h27
  • Última atualização em Quarta, 24 de Abril de 2019, 08h36

SINGERA proposta do I Simpósio Nacional de Geografia Regional (I Singer) é um convite ao debate sobre a teoria regional no movimento da produção do conhecimento geográfico, no sentido de aprofundar os conceitos de região, regionalização e regionalismo, bem como de conhecer as novas abordagens regionais produzidas no âmbito do pensamento geográfico brasileiro.

O evento objetiva problematizar a produção do espaço a partir da teoria regional, indagando sobre o lugar das regiões, fronteiras e novas relações cidade-campo na compreensão geográfica do mundo contemporâneo.

A troca de ideias a partir de diferentes olhares e abordagens permitirá a convergência de esforços para pensar uma atualização da teoria regional e o entendimento de sua potência para explicar e revelar o nosso tempo histórico, o século XXI.

O lugar onde se realiza o simpósio, que é uma das mais destacadas regiões de fronteira do Brasil contemporâneo, o sul e sudeste do Pará, é um importante contexto para se pensar a produção da região, as determinações das fronteiras e as novas relações cidade-campo, que constituem diferentes regionalizações do espaço. Trata-se do primeiro simpósio da área de Geografia Regional na Geografia brasileira, que vem justamente em um momento no qual o pensamento geográfico brasileiro se volta à redescoberta da categoria região e das abordagens regionais.

O Simpósio Nacional de Geografia Regional vai trabalhar em três grupos de trabalho: GT 01: Metropolização, urbanização e regionalização - o objetivo é a compreensão e análise crítica da produção do espaço urbano, metropolitano e regional e a problematização dos fenômenos urbanos e metropolitanos pelos processos de regionalização. O GT 02: Regionalismos e contradições do planejamento regional – objetiva a interpretação e explicação da teoria regional, dos regionalismos políticos, econômicos e culturais nos diversos momentos da produção do espaço e dos limites e possibilidades do planejamento regional. Já o GT 03: Dinâmicas regionais do desenvolvimento – objetiva a identificação e análise das distintas dinâmicas espaço-tempo dos agentes regionais e seus processos de produção do espaço regional, as diferentes escalas de ação e de análise dos processos socioespaciais, as estratégias e instrumentos do desenvolvimento.

Confira a programação geral:

A Comissão Coordenadora do I Simpósio Nacional de Geografia Regional divulga a programação dos três dias de evento com a composição das mesas:

Dia 24/04

Trabalho de Campo em Serra Pelada e Eldorado dos Carajás.

Dia 25/04

8h00 - Credenciamento

8h30 às 09h00 - Mesa de Abertura

Prof. Dr. Carlos Maneschy (Secretário de Ciência e Tecnologia), Prof. Dr. Maurilio de Abreu Monteiro (Reitor da Unifesspa), Profª. Drª. Cindy Stella Fernandes (Pró-reitora da Propit), Prof. Dr. Eduardo de Melo Salgueiro (Diretor do Ietu), Prof. Dr. Lucas Jacomini Abud (Vice-diretor do Ietu), Prof. Dr. Bruno Silva (Representante da Faculdade de Ciências Humanas), Profª Drª Rita de Cássia Ariza da Cruz (Representante da Coordenação do Simpósio), Prof. Dr. Eudes Leopoldo (Representante da Coordenação do Simpósio).

09h00 às 12h00

Mesa Inaugural – O desenvolvimento desigual em suas múltiplas escalas: fronteiras, regionalismos e contradições do planejamento regional

Prof. Dr. Rogério Haesbaert (UFF), Prof. Dr. Maurilio de Abreu Monteiro (Unifesspa), Prof. Dr. Rogério Miranda (Unifesspa), Prof. Dr. Tiago Veloso (IFPA).

Debatedor: Profª. Drª. Andréa Regina de Britto Costa Lopes (Unifesspa).

14h00 às 16h30

Grupos de trabalho

16h30 às 17h30

Lançamento de Livros

17h30 às 20h30

Mesa 2 – Urbanização, metropolização e regionalização: as novas relações cidade-campo

Profª Drª Kelly Cristine Bessa (UFT), Prof. Dr. Márcio Douglas Brito Amaral (UFPA), Profª Drª Olga Firkowski (UFPR), Prof. Dr. Rogério Marinho (Unifesspa).

Debatedor: Prof. Dr. Andrey Minin Martin (Unifesspa).

Dia 26/04

09h00 às 12h00

Mesa 3 – Turismo, políticas públicas e desenvolvimento regional

Prof. Dr. Hugo Serra (Unifesspa), Profª Drª Maria Goretti Tavares (UFPA), Profª Drª Rita de Cássia Ariza da Cruz (USP), Profª Drª Selma Batista (UEA).

Debatedor: Prof. Dr. Edir Dias (UFPA).

14h00 às 17h00

Mesa 4 – Dinâmicas regionais do desenvolvimento

Prof. Dr. Eliseu Savério Sposito (Unesp), Prof. Dr. Jan Bitoun (UFPE), Prof. Dr. Tadeu Alencar Arrais (UFG), Prof. Dr. Evaldo Gomes Júnior (Unifesspa).

Debatedor: Prof. Dr. Bruno Malheiro (Unifesspa).

17h30 às 20h30

Mesa de Encerramento – Questão regional e perspectivas de análise em Geografia: contribuições teórico-metodológicas

Profª Drª Sandra Lencioni (USP), Profª Drª Iná Elias de Castro (UFRJ), Prof. Dr. Saint-Clair Cordeiro da Trindade Júnior (UFPA), Prof. Dr. Eudes Leopoldo (Unifesspa).

Debatedor: Prof. Dr. Sérgio Rédon (Unifesspa).

Plenária Final

Relatoria: Prof. Dr. Edir Dias (UFPA) e Prof. Dr. Hiran de Moura Possas (Unifesspa).

Performance artística - Banda The Lattes.

Serviço:

I Simpósio Nacional de Geografia Regional (I Singer)

Data do evento: 24 a 26 de abril

Prazo para submissão de propostas de resumos expandidos e trabalhos completos: 31 de março

Divulgação dos resultados: 29 de março

Inscrição de livros para sessões de lançamento: 05 de abril

Mais informações: Grupo de Pesquisa Geografia Regional e Produção do Espaço (Gerpe), Instituto de Estudos do Trópico Úmido (Ietu), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), pelo email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo fone: (94) 2101.5934.